Paraíba

Promotor investiga bingo em presídio de Cajazeiras

O promotor de Execuções Penais Aristóteles Santana anunciou nesta segunda-feira (3) que vai abrir um procedimento investigativo para apurar supostos privilégios que estariam acontecendo dentro do Presídio Regional de Cajazeiras, no Sertão paraibano. O motivo é um vídeo divulgado anonimamente no dia 26 de setembro no YouTube, mostrando presos jogando bingo em dia de visitas.

- PUBLICIDADE -

No vídeo, que teria sido filmado no pátio do presídio, os detentos acompanham um sorteio de números e marcam em cartelas. Alguns estão acompanhados de mulheres. O responsável pela postagem do vídeo descreve que o locutor do sorteio seria o diretor da penitenciária, sargento José Rivanaldo de Freitas. Além de 'entreter' os presos, ele forneceria o microfone, a caixa de som e os prêmios do evento.

Assista vídeo

Em entrevista à TV Paraíba, o promotor Aristóteles Santana informou que a exploração de bingo ou de jogos de azar é uma contravenção penal e que, caso seja comprovada, pode resultar em pena de três meses a um ano de detenção, mais multa para quem pratica estes tipos de atividades.

Para o promotor, o Ministério Público deve cobrar punição. Ele também informou que vai exigir providências da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária.

Em sua defesa, o diretor do Presídio de Cajazeiras informou que tenta promover uma espécie de 'recreação' para os presos e seus parentes no dia de visitas, como uma força de ressocializá-los. Segundo o sargento Rivanaldo, ele não explora jogo de azar porque, em vez de promover apostas, dá prêmios simbólicos, como kits de produtos de higiene pessoal comprados com seu dinheiro, sem interferir no orçamento do presídio.

Do G1 PB

Deixe uma resposta