Paraíba

Ricardo vai à terra de Fidel e fala de expectativa

O governador Ricardo Coutinho está confiante no fechamento de bons negócios comerciais entre a Paraíba e a República de Cuba durante missão à ilha socialista, entre os dias 19 e 23 deste mês. Acompanhado de empresários paraibanos e secretários de Estado, Ricardo viaja com o objetivo de abrir um novo mercado para os produtos fabricados na Paraíba.

- PUBLICIDADE -

“Vamos fazer o reconhecimento do mercado futuro e estabelecer condições para que a produção paraibana nas áreas têxtil e de calçados possa escoar pelo mundo afora”, disse Ricardo na abertura do programa semanal “Fala Governador”, transmitido pela Rádio Tabajara da Paraíba. “Cuba tem uma mão de obra qualificada, um excelente sistema educacional e de saúde e vive um processo de rompimento do bloqueio econômico que vem chamando a atenção do Brasil e de outros países”, acrescentou.

Referindo-se à reunião preparatória realizada nesta segunda-feira (12), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, com o ministro do Comércio Exterior e de Investimentos Estrangeiros de Cuba, Rodrigo Malmierca Díaz, e um grupo de empresários brasileiros liderados pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf, o governador observou que o encontro reforça a dimensão da importância da missão paraibana a Cuba. “Não é à toa que a própria Fiesp organizará uma missão de empresários paulistas a Cuba, nos moldes da missão que faremos para entrar no mercado cubano”, enfatizou.

A reunião na Fiesp teve por objetivo o diálogo entre representantes brasileiros e cubanos em torno da promoção de estratégias de aproximação e ampliação dos laços de cooperação bilateral Brasil-Cuba.

Além do presidente da entidade paulista, Paulo Skaf, e do governador paraibano Ricardo Coutinho, o encontro teve a participação do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Alexandro Teixeira; dos representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Maurício Borges , e da Apex Brasil em Cuba, Hipólito Gaspar; do vice-ministro de Açúcar de Cuba, Nelson Labrada; da vice-ministra cubana da Indústria Básica, Deisy Pineda; do embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Rafael Zamora; e de representantes da Câmara de Comércio e do Banco Nacional de Cuba.

Missão paraibana – Dentre as finalidades da missão paraibana a Cuba, que pretende formalizar parcerias comerciais importantes, está o objetivo de iniciar um processo de ampliação das exportações de produtos paraibanos para a ilha socialista a partir do Porto de Cabedelo, segundo informação do presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome.

Na programação, estão agendadas visitas institucionais aos Ministérios do Comércio Exterior, dos Transportes e da Agricultura; à empresa brasileira Brás-Cuba; a uma refinaria e a outras empresas cubanas, além de visitas à Universidade de Havana, à Escola de Medicina e a hospitais.

Radar com Secom PB

Deixe uma resposta