Paraíba

Senador cobra oferta de água para 42 cidades paraibanas

A falta de água em diversos municípios da Paraíba tem preocupado o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que cobrou do governador, providências para resolução desses graves problemas. De acordo com o parlamentar, as populações de 42 cidades paraibanas sofrem sem o abastecimento de água, o que tem causado revolta de milhares de moradores dessas localidades.

- PUBLICIDADE -

“São mais de 800 mil paraibanos que estão sem acesso a um dos bens vitais para a sobrevivência que é a água tratada. É inadmissível que por incompetência da gestão estadual em resolver essa problemática”, disse o senador.

Vital relata que devido as fortes chuvas a situação piorou, pois muitos desses munícipios que eram abastecidos com carros pipas, não podem mais percorrer o mesmo percurso devido à fragilidade das estradas estaduais que cortam esse municípios. Segundo o senador, é preciso que o governo tome medidas enérgicas que resolver logo essa situação. Ele lembrou que as cidades sem abastecimento são respectivamente: Alagoinha, Alcantil, Amparo, Areia de Baraúnas, Assunção, Baia da Traição, Baraúnas, Bernardino Batista, Borborema, Cacimba de Areia, Coremas, Curral de Cima, Curral Velho, Itaporoca, Junco do Seridó, Mãe D’água, Marcação, Mataraca, Parari, Passagem, Pedra Branca, Poço Dantas, Poço José de Moura, Quixaba,  Riachão do Poço, São José de Princesa, Salgadinho, Santa Inês, Santarém, Santo André, São Francisco, São José do Tigre,  São José do Brejo do Cruz,  São Miguel do Taipu, São Sebastião do Umbuzeiro, Sertãozinho, Sossego, Souza, Santa Cecilia de Umbuzeiro, Tenório, Vierópolis e Zabelê.  “O povo não aguenta mais ficar sem água, por isso esperamos que o governo do Estado resolva o problema o quanto antes, pois a população não merece isso”, afirmou.

Água sem tratamento transmite males

O senador que é médico indaga que muitas vezes sem opção as populações dessas cidades estão ingerindo água de barragens e açudes contaminados por todos os tipos de coliformes fecais o que gera inúmeras doenças causadas por parasitas como:

Amebíase: O contágio se dá através de água contaminada com cistos provenientes de fezes humanas.

Esquistossomose: O contágio se dá através do contato direto com água onde há larvas provenientes de caramujos.

Ascaridíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Áscaris Lumbricoides.

Giardíase: O contágio se dá com o consumo de água onde há o parasita Giárdia Lamblya.
 

Deixe uma resposta