Policial

Integrante da imprensa no Sertão sofre ameaças

O jornalista da cidade de Sousa, Francisco Perisse,  que tem o blog fperisse.blogspot.com,  vem sendo ameaçado de morte pela publicação de matérias que denunciam escândalos provocados pela oposição e situação no município sousense.

- PUBLICIDADE -

Veja nota na íntegra publicada nesse sábado, dia 23 de julho pelo jornalista:

Recebi ontem à noite a ligação do Delegado Primo, que é como chamarei o delegado da Polícia Federal que é casado com um prima querida minha. Preservo o seu nome verdadeiro a seu pedido.

Não o conheço pessoalmente, já que quando se casaram eu estava aqui no Sertão e não tive condições de ir ao casamnto dos dois. Como não são mais jovens, o casamento foi modesto e com a presença apenas de alguns parentes e amigos.

Já me referi a ele no episódio do atentado contra a minha casa. Foi ele que me alertou para o fato de que, em geral, quando dois vão juntos nos atentados à moto, o garupa tem sempre a função de atirar. E no atentado que sofri, haviam dois na moto que investiu contra minha porta.

Foi ele também que ao analisar as fotos e as imagens de satélite que na ocasião enviei, recomendou que eu não mais morasse sozinho no beco onde residia. Essa foi a principal razão de eu ter mudado de lá. Tenho coragem de denunciar, mas não sou burro para marcar bobeira.

Até pouco tempo, por iniciativa de minha prima, eu mandava e-mails para uma caixa postal que ela abriu só para isso. Neles fazia pequenos relatórios sobre o que estava fazendo e onde podiam estar localizados os riscos e quem poderia tentar alguma coisa contra mim. Na realidade ele não os abria. Somente o faria se algo acontecesse comigo.

Com o lançamento do blog esse procedimento foi interrompido e o seu acompanhamento passou a ser feito através da leitura do mesmo. Por sorte ele gostou do meu estilo e se diverte com o meu humor.

Por diversas vezes me orientou onde conseguir algumas informações que notou estarem faltando em minhas denúncias. Mas na maioria das vezes se comunicou comigo para externar suas preocupações com  minha segurança.

Quando lancei a denúncia do roubo de terras dos colonos de São Gonçalo que valiam R$60.000.000,00 e na mesma ocasião teci comentários sobre as declarações de Gil e Aldeone de que eu estava mexendo com os interesses de muita gente, me recomendou que não mais andasse na garupa da moto de Bel após o anoitecer. E eu parei de andar. Só saio à noite de carro.

Quando leu as matérias em que protestava contra as ameaças e a incitação à violência que estavam sendo feitas contra mim nas rádios, sugeriu-me que registrasse um BO na Delegacia, desse uma entrevista coletiva na capital e procurasse a Secretaria de Segurança para que esse processo fosse interromopido. Segui seu conselho integralmente.

Agora o Delegado Primo me ligou bastante preocupado "Cuidado! Você é a bola da vez!". Pelas minhas críticas à oposição, pode ver que André não está realmente apoiando minhas ações. Levantou até algumas hipóteses para isso, mas principalmente me fez entender que esse era o momento mas arriscado para mim no Sertão.

Sem um decisivo apoio do grupo adversário ao de Tyrone, contra quem estou fazendo graves e documentadas denúncias, eu estaria extremamente vulnerável. E para ele estava claro que eu não contava com esse decisivo apoio.

Sugeriu-me novas medidas de segurança, sobre as quais eu devo manter sigilo. Já as adotei, como sempre faço.

Torno agora tudo isso público porque tenho certeza de que a opinião pública é meu principal manto protetor. Reafirmo que prosseguirei. Não me sinto sozinho. Recebo apoio e incentivos de todos os lados. A sociedade civil começa a se mobilizar.

Confio primeiro em Deus que me deu essa Missão. E confio na força do povo. Essa  força que elegeu Lula Presidente. Essa força tem agora que ser mobilizada para fazer a democracia avançar. E nos libertar da corrupção.

Com blog do Perisse

Deixe uma resposta