Brasil

CNBB critica STF por reconhecimento de união gay

- PUBLICIDADE -

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) criticou o STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira por causa do reconhecimento da união homossexual e afirmou que o tribunal ultrapassou "os limites de sua competência".

Em nota oficial, emitida durante a 49ª Assembleia Geral da instituição, a CNBB disse que o assunto deveria ter sido discutido pelo Congresso Nacional e que "não é a primeira vez que no Brasil acontecem conflitos dessa natureza que comprometem a ética na política".

Tomada na última quinta-feira (5), a decisão do STF tem efeito vinculante (alcança toda a sociedade) e viabiliza para os homossexuais direitos como pensão, herança e adoção.

Para a CNBB, a equiparação entre as uniões homossexual e heterossexual "descaracteriza" a identidade da família e ameaça a estabilidade dela.

Apesar das críticas à decisão do STF, o documento repudia "todo tipo de discriminação e violência que fere sua dignidade de pessoa humana" e afirma que "as pessoas que sentem atração sexual exclusiva ou predominante pelo mesmo sexo são merecedoras de respeito e consideração".

Procurado pela reportagem, o STF não comentou o assunto até a publicação desta reportagem.

Folha Online

Deixe uma resposta