Paraíba

Túnel Cuncas I que une Paraíba ao Ceará desaba teto e se fecha

Os operários que trabalham na perfuração do túnel ‘Cuncas I’, que une a Paraíba ao Ceará, com 15,44 mil metros de extensão, passaram por um grande susto quando parte do teto da obra que está sendo construída desabou na embocadura, que fica localiza no município de Mauriti (CE). Dos 80 metros que foram construídos até agora, 50 se fecharam com o desmoronamento.

- PUBLICIDADE -

A obra faz parte do projeto de transposição do Rio São Francisco, no eixo norte, e depois de construído será o maior túnel da América Latina, cuja desembocadura cai no município de São José de Piranhas, no Alto Sertão da Paraíba.

As informações sobre o incidente só foram reveladas à imprensa no final da tarde de ontem, embora o desastre tenha acontecido na semana passada. Segundo os funcionários que trabalham no consócio formado por três empresas, os fiscais não permitem a entrada de repórteres para fotografar nem fazer reportagem, numa espécie de ‘censura,’ e tudo que se sabe é através de informações de quem trabalha na escavação.

Um operário contou a reportagem do Radar Sertanejo que os trabalhadores ouviram um grande estralo e, temendo o que aconteceria logo em seguida, todos recuaram as pressas, quando viram o teto desabar por cima de algumas máquinas que não deu tempo serem retiradas.

Uma escavadeira hidráulica L250, recuou de ré, mesmo assim ainda foi atingida na cobertura. Todas as máquinas que trabalhavam no momento, ficaram com o teto amassado, mesmo sendo fabricadas para suportar até uma tonelada de carga sem danificar.

Segundo os operários, não existe fiscalização para garantir a segurança de quem trabalha na obra.

Do lado da Paraíba, onde as máquinas também trabalham, a escavação está mais avançada próximo de atingir os 700 metros de perfuração. Já no emboque, no Ceará, a escavação já ultrapassava os 80 metros, mas, com o desabamento o túnel se fechou e precisa abrir uma janela para dar prosseguimento aos trabalhos.
 

Deixe uma resposta