Paraíba

EJA inicia formação de profissionais em todo estado da PB

A Secretaria de Estado da Educação, através da Gerência Executiva de Educação de Jovens e Adultos (Geeja), vai realizar a formação dos alfabetizadores e coordenadores que trabalharão nas escolas e Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de todo o Estado.

- PUBLICIDADE -

 As aulas terão início no dia 16 de maio. Antes, após a fase de cadastramento dos educadores e alunos, de 04 a 13 de maio, haverá a formação inicial para cada professor. São 3.618 alfabetizadores e 375 coordenadores em todo o Estado. A formação será realizada simultaneamente nos pólos de João Pessoa, Sapé, Alagoa Grande e Sousa.

Jovens a partir dos 15 anos podem se inscrever para ingressarem no Ensino Fundamental e a partir dos 18 anos no Ensino Médio. Nas escolas de educação de jovens e adultos o Ensino Fundamental é concluído em quatro anos, enquanto que no Ensino Médio a conclusão acontece após um ano e meio de estudos.

No Ceja a formação acontece de maneira diferente, como explica Giselda Diniz, gerente executiva de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação. “Nas escolas de educação de jovens e adultos um semestre corresponde a um ano letivo, enquanto que no Ceja os alunos se formam no tempo deles, levando para casa o material para estudar, tendo orientação com os professores no centro e depois marcando a melhor data para realização da avaliação”.
 

Com SECOM

Deixe uma resposta