Paraíba

Algodão colorido do Sertão será vendido em Munique

- PUBLICIDADE -

O algodão colorido cultivado por agricultores, no Alto Sertão da Paraíba, agora chega como artigo de luxo do outro lado do mundo. Depois de vestir modelos num evento de negócios paralelo à Fashion Rio, no mês passado, no Rio de Janeiro, as roupas feitas com o algodão orgânico naturalmente tingido chegam a Munique, na Alemanha.

A Natural Fashion, cooperativa paraibana que subsidia o produto ecológico, fechou parceria com um lojista do aeroporto de Munique, a Biofach, e passará a vender seus produtos para as pessoas que circulam pelo equipamento, na Alemanha.

A cooperativa participou da Biofach Nuremberg no estande do Projeto Organics Brasil, oportunidade em que mostrou seus produtos para um público de 43 mil profissionais do segmento de orgânicos. O aeroporto de Munique tem movimento de 45 milhões de pessoas por ano.

A empresa já exporta para 11 países, como explica Maysa Gadelha, diretora da cooperativa. “A Biofach é a oportunidade de encontrar compradores de todos os países e, nesse ano, fizemos bons contatos com lojistas coreanos e dos países do leste europeu. Turquia e Japão estão muito interessados nos produtos de algodão naturalmente tingidos. O negócio mais imediato foi a parceria com uma loja do aeroporto de Munique, um dos pontos de conexão de diversos destinos europeus e asiáticos”, comemora a empresária.

A Natural Fashion participa do Projeto Organics Brasil, uma ação de fomento à exportação de produtos orgânicos que conta com 72 empresas e tem apoio da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

No caso específico do algodão colorido da Paraíba, a produção se concentra nos municípios de  São José de Piranhas, Monte Horebe, Bonito de Santa Fé e Cachoeira dos Índios.

O polo desse consórcio se concentra no município de São José de Piranhas, lá toda a safra desses quatro municípios é beneficiada em máquinas pertencentes à Associação de Desenvolvimento Comunitário do sítio Lagoa de Dentro e depois transportada até COOPNATURAL em campina Grande.

Deixe uma resposta