Paraíba

Professores do estado vão paralizar suas atividades

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB)
decidiu neste sábado (19),  em assembleia, realizar uma paralisação nas escolas estaduais, nos dias 22 e 23 de março. A categoria reivindica reajuste de 13,73% sobre o piso salarial dos efetivos no mês de janeiro, realização de concurso público para a área, pagamento das gratificações no mês de janeiro.  Durante a assembleia, os trabalhadores também decidiram um indicativo de greve para o dia 25 de março, caso as negociações não avancem.

- PUBLICIDADE -

A paralisação, inicialmente, estava para ser deflagrada nos dias 24 e 25 deste mês, mas a direção do Sintep recuou diante do calendário do ‘Folia de Rua’, o Carnaval fora de época de João Pessoa, que começa na próxima sexta-feira.

“A paralisação perderia força  na mídia voltada para a festa”, declarou o diretor de Comunicação do Sintep-PB, Edvaldo Faustino da Costa, que cobrou também a nomeação de professores de sociologia e filosofia do último concurso para o ensino médio. “Há muitas escolas sem as disciplinas que é uma lei nacional”, revelou.

Durante a assembleia que durou quase três horas, alguns professores que se revezavam nos discursos não ficaram presos às críticas aos problemas da educação do Estado, mas  mostraram insatisfação com a direção do Sintep-PB.

Eles acusaram a atual diretoria de antecipar as eleições “às pressas e de forma viciada para se manter no poder. Temos outras prioridades na educação, além de reeleição de Sindicato”, discursou a professora Eliene Silva.

O governo do Estado alerta que o diálogo com os professores da rede estadual está sendo mantido e todos os pontos reivindicados pela categoria já foram discutidos em reunião com representantes. Para o Secretário de Administração, Gilberto Carneiro, “a mobilização é precipitada, já que o atual governo assumiu há pouco tempo e enfrenta uma séria crise financeira.
 

Com Jornal da Paraíba

Deixe uma resposta