Paraíba

Nove açudes sangram no Sertão da Paraíba

sao-goncalo.jpg Nove açudes estão sangrando, todos eles no Sertão da Paraíba, região onde têm sido registrados os maiores índices pluviométricos, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Ontem, o açude que sangrou foi o Cochos, na cidade de Igaracy.

- PUBLICIDADE -

Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, a formação de áreas de instabilidade causadas pela associação entre ar quente e úmido é responsável pelas chuvas de forte intensidade que estão caindo no Sertão. Segundo a Aesa, 99 açudes estão com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total.

Para hoje, as previsões são de chuvas isoladas no litoral, no Brejo céu parcialmente nublado, no Agreste chuvas em pontos isolados, no Cariri/Curimataú, chuvas localizadas no fim do dia, no Sertão, chuvas isoladas durante à noite e no Alto Sertão chuvas no fim do dia. As temperaturas máximas devem ser registradas no Sertão e Alto Sertão, com 32 graus e a mínima, de 19 graus, no Brejo.

O açude de São Gonçalo, principal reservatório de abastecimento de água do município de Sousa sangrou na manhã de quinta-feira, com uma lâmina de 29 centímetros e a previsão é de que a lâmina ainda cresça mais com a chegada das águas acumuladas nas nascentes dos rios e que ainda não chegaram ao açude.

Chuvas ultrapassam média
As fortes chuvas que estão caindo sobre o Sertão do Estado já ultrapassaram a média histórica para o mês de fevereiro, conforme registrou ontem, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). A média oscila entre 150 e 200 mm, mas em apenas 18 dias corridos do mês, já choveu até 299 mm na região. Nas últimas 48 horas foram registradas ocorrências em mais de 70 municípios e três açudes estão sangrando. A previsão da Aesa é que as chuvas com intensidade continuem nesse final de semana.

Da noite da quinta e manhã de ontem, as chuvas caíram em 33 cidades, sendo a maior precipitação registrada na cidade de Nazarezinho, com 46,2 milímetros. A meteorologista da Aesa, Carmem Becker explicou que até agora, somente nesse município já choveu 299,6 mm, seguido de São José de Lagoa Tapada com 237,8 mm, em São Gonçalo, em Sousa, 230 e Cajazeiras, 228,6. “Durante todo esse mês de fevereiro, o Sertão vem apresentando altos índices de chuvas. E para esse final de semana, conforme previsão, elas devem cair com intensidade”, explicou a meteorologista.

O gerente de bacias da Aesa, Isnaldo Costa disse que com a mudança das configurações climáticas que tem possibilitado o aumento de intensidade das chuvas, é possível que mais açudes cheguem a sangrar nos próximos meses.

Jornal Correio da Paraíba

Deixe uma resposta