Paraíba

Chuva eleva nível de rios no Sertão

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros da Paraíba já registraram quatro casos confirmados de afogamentos durante o mês de janeiro, no Sertão do Estado. O perigo aumenta nessa época do ano quando o período de férias coincide com a chegada das chuvas de verão e muitos moradores procuram rios e açudes como opção de diversão. Para evitar novos acidentes com morte, os bombeiros apontam os riscos da imprudência e orientam para os cuidados com os primeiros socorros.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o tenente Marcílio Sobral, coordenador de socorro do 4° Batalhão dos Bombeiros em Patos, a cheia nos rios esconde obstáculos que podem agravar as lesões nos banhistas, aumentando os riscos de acidentes. “Os rios perenes são muito perigosos, porque escondem a vegetação e até pedras. Quem gosta de pular de pontes e viadutos para mergulhar não percebem o perigo e se machucam quando mergulham”, explica. Para o tenente, o consumo de álcool e a falta de habilidade com o nado são só fatores de risco mais comuns.

Na região do Sertão, o mês de janeiro é considerado o período do ano em que acontece o maior número de afogamentos, juntamente com o feriado de carnaval. Em casos de emergência, a orientação é não se arriscar na tentativa de salvar a vítima. “A gente não recomenda que as pessoas façam nenhum procedimento, principalmente se houver alguma lesão nas costas ou cabeça, porque podem agravar as lesões. É importante que apenas a vítima seja retirada da água, mexendo o mínimo possível, mas se as pessoas não têm experiência com o nado devem evitar entrar na água, pois pode se tornar uma segunda vítima”, alerta o tenente Sobral.

O caso mais recente aconteceu na última segunda-feira, em Patos, quando um garoto de 13 anos morreu nas águas de um riacho localizado no Sítio Pilões. O estudante Pedro Silveira Gomes não sabia nadar, de acordo com a família. Também no mesmo dia, o agricultor Leandro Monteiro da Silva, de 22 anos, morreu numa cachoeira no Sítio Montevidéu, na zona rural do município de Uiraúna. De acordo com testemunhas, a vítima caiu de uma altura de 10 metros e se machucou batendo nas pedras, morrendo afogado no local.

Já no município de Teixeira, uma mulher grávida de três meses, foi encontrada morta no último dia 23 numa barragem localizada nas proximidades da área de lazer da Associação dos Docentes da UFCG (ADUFCG). Em Sousa, a vítima foi Romário Ferreira da Costa, de 21 anos. Ele morreu enquanto tomava banho na companhia de mais duas pessoas em um reservatório conhecido como “Açude André Gadelha”.
 

Jornal da Paraíba

Deixe uma resposta