Brasil

Tratores tentam evitar o rompimento de açude

A situação no açude Guarita, em Tangará (RN), continua grave. Dois tratores realizam obras na tentativa de amenizar os estragos recentes. Na madrugada de hoje, uma cratera se abriu no paredão que segura a água do açude e começou o vazamento. Os engenheiros abriram um sangradouro ao lado do paredão para diminuir a pressão sobre a parede. Bombeiros, Defesa Civil, Dnit, DER e Exército estiveram presentes no local.

- PUBLICIDADE -

A partir de amanhã, uma área será desmatada ao lado da parede para que os tratores possam levar terra até o vazamento e tentar interrompê-lo. Os equipamentos serão cedidos pelo Dnit. Juntamente com a Prefeitura de Tangará, o DER realizará a obra.

O secretário de Justiça e Cidadania do estado, Thiago Cortez, terá reunião com a comunidade na cidade de Boa Saúde, que poderá ser uma ds cidades mais prejudicadas caso a parede do açude venha a desabar.

Defesa Civil e Bombeiros também participam da reunião e a orientação é a saida imediata das pessoas das áreas de risco.

Pela manhã, a situação melhorou por causa do alargamenro do sangradouro e as ações dos tratores, mas o trabalho vai continuar durante o fim de semana.

Caso a parede do reservatório ceda, cinco cidades vizinhas correm o risco de inundação em casas em áreas de risco, principalmente em Boa Saúde.

Tribuna do Norte

Deixe uma resposta