Paraíba

Banco do Nordeste cria linha de crédito para o semiário

O Banco do Nordeste acaba de criar uma linha de crédito emergencial contra a estiagem no Semiárido (Pronaf-Estiagem/2010), voltada para o financiamento de crédito de emergência para o custeio das atividades pecuárias. As operações podem ser contratadas até 15 de março de 2011. O valor máximo por operação é de R$ 2 mil.

- PUBLICIDADE -

A nova linha se destina aos agricultores familiares cujos empreendimentos se localizem em municípios da região semiárida de sete Estados nordestinos (Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte). Estes municípios tiveram perdas de renda em decorrência de estiagem e decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública entre janeiro e setembro de 2010, reconhecidos pelos respectivos governos estaduais.

Segundo o gerente em exercício do Ambiente de Gerenciamento do Pronaf e Programas de Crédito Fundiáro do BNB, Máximo Antônio Cavalcante Sales, o prazo de pagamento é de no máximo dois anos, com juros de 0,5% a.a e bônus de adimplência de 25% sobre cada parcela.

Inicialmente, a operacionalização dessa linha de crédito se restringirá às demandas dos Grupos A, A/C e B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que utilizam recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O atendimento de pleitos dos demais agricultores familiares ocorrerá após pronunciamento do Tesouro Nacional quando à disponibilidade de recursos da STN.

Deixe uma resposta