Paraíba

A barragem de Pilões não corre risco de rompimento

O secretário executivo do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia (Semarh), Fábio Agra Medeiros, garantiu que a barragem de Pilões, que fica localizada no município de São João do Rio do Peixe, no Alto Sertão da Paraíba, não corre risco de rompimento. Nenhuma barragem corre risco de rompimento na Paraíba. Tranquilizou o secretário com relação à situação atual das barragens existentes no Estado. Ele reforçou que os reservatórios estão preparados para chuvas dentro da média histórica.

- PUBLICIDADE -

Fábio Agra admitiu que a Barragem Pilões possui infiltrações, mas o problema não oferece risco à população neste momento. Ele adiantou que ela possui capacidade para acumular 13 milhões de metros cúbicos de água e agora está apenas com 4 milhões de metros cúbicos. Esclareceu também que a barragem é monitorada pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA, mas pertence ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a quem cabe realizar obras de recuperação.

Segundo informou, o problema de infiltração na Barragem Pilões existe há mais de 15 anos e um ofício já foi encaminhado ao coordenador estadual do Dnocs, Luiz Roberto Sanguinetti. “O Dnocs já sabe do problema e informou que estão previstos recursos para recuperação da barragem no Ministério da Integração Nacional”, observou.

Programa – O secretário executivo da Semarh revelou que o Estado possui um Programa de Recuperação de Barragens, segundo o qual 84 barragens apresentavam algum tipo de problema. Desse total, 20 já foram recuperadas e 45 deverão receber obras durante este ano. Os recursos – cerca de R$ 6 milhões – já estão garantidos no empréstimo realizado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, bem como no Ministério da Integração Nacional.

Deixe uma resposta