Paraíba

Lula visita São José de Piranhas nesta terça, dia 14

Agora é oficial. O presidente Lula vem a Paraíba na próxima terça-feira (14) para visitar as obras de integração das bacias do Rio São Francisco. A chegada está prevista para as 08h00, na cidade de São José de Piranhas, no Alto Sertão do Estado, onde está sendo construído o maior túnel subterrâneo para transporte de água da América Latina, o Cuncas I, no lote 14 do Eixo norte.

- PUBLICIDADE -

O túnel emboca na cidade de Mauriti – CE e desemboca em São José de Piranhas-PB, perfazendo uma extensão de 15 quilômetros, dos quais, mais de 200 metros já foram escavados.

A confirmação da vinda do presidente Lula foi feita pelo deputado Rodrigo Soares, presidente estadual do PT. Ele foi chamado a Brasília para discutir com a presidência da República a programação da visita.  “Vamos preparar uma grande recepção para receber o homem que tanto fez pela Paraíba e pelos nordestinos”, disse Rodrigo.

O presidente da República visitará, além da Paraíba, os estados do Ceará e de Pernambuco, onde também estão sendo realizadas as obras de integração das bacias do Rio São Francisco.

Na Paraíba as obras do eixo Norte já estão 44% concluídas. Na cidade de São José de Piranhas estão sendo construídos dois túneis: Cuncas I e o Cuncas II. As obras dos dois túneis tiveram início no último mês de setembro.

A engenhosa escavação do desemboque do túnel Cuncas I fica no sitio Curral da Onça, distante 18 quilômetros de São José de Piranhas. Na obra, são mais de 300 pessoas envolvidas, e desse total, cerca de 50 atuam diretamente nas escavações. O túnel atravessará quatro cidades: Mauriti e Barro, no Estado do Ceará, e São José de Piranhas e Monte Horebe, na Paraíba.

O segundo túnel, o Cuncas II, ligará os municípios de São José de Piranhas e Cajazeiras, tendo cinco quilômetros de extensão. A obra, orçada em R$ 203 milhões, está prevista para ser concluída em dezembro de 2012 e irá beneficiar mais de um milhão e meio de paraibanos de 36 cidades sertanejas.

Já no eixo Leste, formado pela Paraíba e Pernambuco, a obra já tem 67% de conclusão. Neste eixo, mais de um milhão de pessoas de 18 municípios do Cariri serão beneficiadas. As atividades da integração das bacias já estão gerando empregos e renda no Sertão.

O eixo leste começa pelo município de Monteiro, localizado no Cariri paraibano, onde nasce o Rio Paraíba, que terá o canal por onde passará as águas do Rio São Francisco. A cidade será a primeira do Estado a receber as obras de transposição.

As obras da construção do canal estão a menos de 15 metros do município e, em alguns trechos, ainda em terras pernambucanas, o canal já está concluído. Em outros, foram feitas as valas para, em seguida, serem colocadas as bases de concreto. De Custódia-PE a Monteiro são quase 100 quilômetros de extensão de obras com mais de 500 trabalhadores em dois turnos. Para receber a transposição, algumas mudanças de infra-estrutura serão realizadas em Monteiro.

Deixe uma resposta