Paraíba

Meteorologista prevê chuvas já em dezembro deste ano

A estiagem que castiga dezenas de municípios do Semiárido pode está com os dias contados. A boa notícia é do meteorologista, Rodrigo Cézar Limeira (bacharel e mestre em Meteorologia) que está prevendo chuvas ainda este ano para a alegria do sertanejo.

- PUBLICIDADE -

De acordo com a previsão dele, a partir do mês de dezembro, o cenário para as chuvas do semiárido paraibano deve melhorar, e isso se deve a uma conjuntura de fatores: primeiro devido ao intenso calor registrado todos os anos no citado mês (sendo este o mês mais quente do ano), segundo devido ao fato de dezembro ser o segundo mês da pré-estação chuvosa, no qual há uma discreta contribuição de umidade dos ventos do norte oriundos da “Zona de Convergência Intertropical”, terceiro devido ao fato das massas de ar seco, se desintensificarem neste mês e permitirem a entrada de umidade de frentes que atuam esta época sobre o sul da Bahia, e quarto devido à atuação de vórtices ciclones de ar superior sobre o semiárido, pois em dezembro estes sistemas meteorológicos costumam atuar no nordeste.

Além disso, há outro fator importante, a presença do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico Central, como elemento importante para favorecer a ocorrência de chuvas no semiárido.

Dessa forma, segundo minhas previsões, deverá chover acima da média no mês de dezembro em grande parte da região semiárida da Paraíba e do nordeste.

Deixe uma resposta