Paraíba

Sousa sediará o Festival do Petróleo em dezembro

O município de Sousa, no Sertão paraibano, sediará o Festival do Petróleo da Bacia do Rio do Peixe com a presença de especialistas do setor petrolífero de todo o País. A palestra de abertura, no dia 10 de dezembro, será proferida pelo diretor geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Eloi Fernández y Fernández.

- PUBLICIDADE -

A primeira edição do Festival vai acontecer de 10 a 12 do próximo mês, na Praça de Eventos do Cotton Shopping Center, com palestras e exposições técnicas sobre o tema petróleo e gás. Junto ao tema, também haverá manifestações culturais como apresentações musicais, concurso literário e de beleza na programação oficial.

O Festival do Petróleo é uma iniciativa da União Nordestina de Prefeitos (UNEP), que acompanhou juntamente com a Prefeitura Municipal de Sousa o processo de inclusão dos lotes da região na 9ª rodada de licitação da ANP, realizada em novembro de 2007.

Segundo o presidente da UNEP, Salomão Gadelha, a participação do dirigente da ONIP é o reconhecimento do esforço desempenhado pela entidade municipalista em discutir e promover o desenvolvimento sustentável da região. Durante o evento, empresários, governantes e moradores da região poderão debater a melhor forma de aproveitamento do ciclo do petróleo, que deve jorrar em breve na região polarizada por Sousa.
Entre os temas que serão abordados pelos palestrantes estão “O Petróleo garante desenvolvimento social?”, “Impactos do Petróleo na economia local: Como sustentar a economia com o fim do Petróleo?”, “Petróleo e turismo podem caminhar juntos?”, e “A utilização dos royalties pelos entes federados”.
 
Organização
A ONIP é uma instituição de âmbito nacional que tem por finalidade principal atuar como fórum de articulação e cooperação entre as companhias de exploração, produção, refino, processamento, transporte e distribuição de petróleo e derivados, empresas fornecedoras de bens e serviços do setor petrolífero, organismos governamentais e agências de fomento, de forma a contribuir para o aumento da competitividade global do setor. Os associados da ONIP são entidades de classe das empresas que atuam no setor e instituições governamentais.

 

Deixe uma resposta