Paraíba

Energisa faz campanha sobre segurança com energia elétrica

- PUBLICIDADE -

A Energisa em parceria com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica – Abradee realiza, de 8 a 14 de novembro, na Paraíba, a V Semana da Segurança da População com Energia Elétrica. Esta iniciativa visa conscientizar a população paraibana sobre os cuidados a serem observados para evitar acidentes com a rede de energia elétrica.

A Energisa programou palestras em comunidades, veiculação de spots de rádio, e distribuição de cartilhas com dicas de prevenção de acidentes.
 
Os quatro temas selecionados são: instalação de antena de TV, soltar pipa, construção civil e furto de energia. Nestes casos, a informação e conscientização da população sobre os riscos envolvidos e como evitá-los, é fator decisivo na prevenção.
 
Segundo a Assessoria de Comunicação da Energisa, a expectativa é atingir a maior quantidade possível de consumidores em todo o estado mostrando que cuidados simples, tomados no dia-a-dia, são fundamentais para se evitar acidentes. Realizada anualmente deste tipo de campanha, complementado pela ação permanente da Energisa, em diversas ações de conscientização, contribui para criar na população uma consciência de prevenção de riscos e conseqüentemente de redução do número de acidentes.
 
Nos últimos sete anos, observou-se uma tendência de redução das Taxas de Gravidade e Freqüência de acidentes com energia elétrica, apesar de nos últimos dois anos ter ocorrido uma ligeira reversão, motivada principalmente pela elevação do número de acidentes decorrentes de ligações elétricas clandestinas, com o objetivo de furtar energia.
 
Os quatro tipos de ocorrência da campanha são responsáveis por aproximadamente 42% do valor, tanto da taxa de gravidade quanto da taxa de freqüência.
 
Segundo dados da Energisa, os maiores registros de acidentes estão ligados à brincadeira de soltar pipas junto à rede elétrica. Além de poder causar morte, é responsável por grandes prejuízos e desconforto a milhares de pessoas com a interrupção no fornecimento de energia.
 
O locais onde acontecem mais ocorrências com pipas são as localidades de Ilha do Bispo, Jardim Planalto, Bairro das Noivas, Jardim Veneza, Alto do Céu, porto de João Tota, Padre Zé e Mandacaru em João Pessoa. Em Bayeux, Mutirão, Conjunto Mário Andreazza, Jardim Manguinhos, Tambaí e Alto boa Vista. Já em Santa Rita o maior índice de acidentes está concentrado no Planalto, Alto das Populares, Tibiri e Eitel Santiago. Mas também existem ocorrências em todo o Estado.
 
Entre as principais dicas da campanha destacam-se:
 
Instalação de antenas de TV: instalar antena perto da rede elétrica é perigoso. Só instale ou conserte antenas longe da rede elétrica e quando o tempo estiver bom. Em caso de queda da antena, não tente segurá-la ou recuperá-la. Para evitar acidentes, consulte um profissional qualificado.
 
Pipas: empinar pipa perto da rede elétrica é muito perigoso. O que é para ser apenas uma brincadeira pode se transformar num grave acidente. Soltar pipa exige cuidados especiais e deve ser feito longe de postes e fios de energia.  
 
Construções: construir ou reformar perto da rede elétrica é perigoso. Vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais devem estar sempre afastados da rede elétrica na hora de construir e reformar. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional capacitado. Não construa ou reforme perto da rede elétrica. Todo cuidado é pouco.
 
Furto de energia: furtar energia é ilegal e dá cadeia. Faça sua parte e denuncie todos os tipos de ligação clandestina para a distribuidora de sua região.
 

Deixe uma resposta