Paraíba

Seminário sobre os direitos da criança e do adolescente

I SEMINÁRIO ESTADUAL- A comunicação como ferramenta dos direitos da criança e do adolescente

- PUBLICIDADE -

Como diz o Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente é dever de todos: família, comunidade, sociedade em geral e do poder público assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Entendemos que a cobertura com qualidade dos assuntos da infância e adolescência na mídia paraibana deve ser um esforço coletivo de todo o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD), o que depende de espaços de diálogo para esse exercício.
 
O I Seminário Estadual “A comunicação como ferramenta dos direitos da criança e do adolescente” assume esse papel e convida para participar desse momento com o objetivo de promover o diálogo entre os atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e a mídia. Assim como estimular a cobertura midiática com novo olhar em favor de uma cultura da infância e adolescência, com maior envolvimento da sociedade; e dar visibilidade às boas práticas de divulgação dos direitos da criança e do adolescente com ênfase no ECA.

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento.
9h – Abertura com apresentação do Coral Canto Pequeno da ONG Casa Pequeno Davi.
9h30 – Mesa de Abertura
Roda de Diálogo: Comunicação e o SGDCA.
•    Fernando Silva – Superintende Estadual de Atenção à Criança e ao Adolescente/Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado de Pernambuco – A comunicação como ferramenta dos direitos da criança e do adolescente.
•    Soraya Escorel – Promotora da Infância e Juventude – O Ministério Público e a relação com a mídia para a garantia dos direitos das crianças e adolescente.
•    Salvador Soler – Coordenador do Escritório UNICEF (AL/PB/PE) – A comunicação para o Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente.
12h – Almoço
14h – Relatos de Experiências da mídia com o Sistema de Garantia
•    Conceito da criança e do adolescente na mídia impressa em João Pessoa/PB – Joelma Oliveira – Mestre em Comunicação.
•    Os conselhos e a relação com a mídia para a garantia do SGDC – Flávio Barros – Presidente da CEDCA.
•    A experiência como Jornalista Amiga da Criança – Henriqueta Santiago – Repórter do Correio da Paraíba
17h – Encerramento com lanche.

SERVIÇO

Inscrições GRATUITAS: [email protected]
Informações: 3218-6667
Prazo de inscrição 20 de setembro de 2010
Duas (02) vagas por instituição/entidade
* Alimentação por conta do seminário
** Participantes do interior terão direito à hospedagem

Deixe uma resposta