Paraíba

Hidrate seu corpo em dias secos

Agência EstadoVocê sabia que os alimentos que ingere chegam a fornecer cerca de 70% da água presente no seu organismo? Por isso, em tempos de seca, além de aumentar o consumo de água e de líquidos para evitar o mal-estar, é importante adotar uma dieta hidratante especial (clique aqui e veja o que deve ficar fora e dentro do cardápio nestes dias).

- PUBLICIDADE -

Segundo Silvia J. Papini Berto, professora de nutrição da faculdade de medicina da Unesp (campus de Botucatu), os principais alimentos que devem fazer parte do cardápio enquanto a chuva não vem e a umidade relativa do ar permanece baixa, são os vegetais.

– É preciso consumi-los o mais natural possível. As frutas normalmente mais ricas em água são as de aspecto suculento, como a laranja, a melancia, o melão, o abacaxi, a maçã, a pera e a uva. Entre os legumes, o chuchu, a abóbora e a abobrinha também contêm bastante água em seu interior. Assim como as verduras em geral.

Outra dica da professora é tomar água de coco, que, além de refrescar, repõe sais minerais eliminados pelo organismo durante a transpiração.    

Mas os vegetais não são os únicos aliados da saúde e do bem-estar em dias de baixa umidade relativa do ar, afirma a nutricionista Kátia Camonda Braz, do hospital paulistano Santa Catarina.

– Para combater o ressecamento da pele, por exemplo, uma boa pedida são os peixes e frutos do mar, que são fontes de substâncias antioxidantes e ajudam a evitar o envelhecimento das células.

Tão importante quanto intensificar o consumo de alimentos aliados da hidratação no cardápio é ficar longe do sal, das frituras, das bebidas alcoólicas e dos carboidratos, alertam as especialistas. Também não adianta tomar litros de água com gás, refrigerante e sucos industrializados, pois todos são fontes de sódio (o vilão presente no sal), avisa a professora Silvia.   

– Sal e alimentos muito salgados aumentam a pressão arterial e a retenção de líquidos. Ervas aromáticas, alho e cebola são bons substitutos.

Diminua ainda o consumo de café e de chá preto, indica a nutricionista do Hospital Santa Catarina.

– A melhor opção, entre uma refeição e outra, são os sucos de frutas frescas. Pelo menos até a chuva voltar. No almoço e no jantar, o ideal é montar um prato bem colorido e fresquinho.

 
R7

Deixe uma resposta