Paraíba

Santiago reforça pedido ao Ministro da Educação no DF

O deputado federal e candidato ao Senado, Wilson Santiago (PMDB) também prioriza o setor da Educação na Paraíba. Uma das questões que tem levantado, por exemplo, é a necessidade de manutenção do curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Cajazeiras, que recentemente teve seu funcionamento ameaçado. E para garantir a continuidade do curso, bastante importante para a região sertaneja do estado, Wilson Santiago, o Governador José Maranhão, o reitor da UFCG, Thompson Mariz, além do diretor geral do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), Dr. Antônio Fernandes Filho, do diretor do Centro de Ciências da Vida do campus de Cajazeiras, Cezário de Almeida, dentre outros parlamentares paraibanos, estiveram em audiência no final da manhã desta quinta-feira (12) com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília.

- PUBLICIDADE -

Segundo o reitor Thompson, a primeira reivindicação foi para que o Ministro trouxesse para si a responsabilidade de decidir pelo parecer do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), pela autorização do funcionamento do curso e indeferisse o parecer da comissão técnica de avaliação que impugnou o curso de medicina da UFCG em Cajazeiras. A segunda reivindicação foi para que ele aportasse 30 vagas docentes para a universidade entre outras ações, para completar o quadro do curso de Medicina. “Viemos em verdadeira comitiva fazer este apelo ao Ministro Fernando Haddad. É importantíssimo contar com o apoio do deputado Wilson Santiago, por exemplo, que é um parlamentar batalhador e que sempre nos ajudou com a apresentação de emendas ao orçamento e que, inclusive, já se comprometeu publicamente que continuará a indicar mais emendas para o incentivo à educação. O resultado da reunião foi mais que positivo e não tenho dúvidas de que foi um sucesso”, afirmou o reitor da UFCG.

Para Wilson Santiago essa reunião foi decisiva para provocar o desenvolvimento ainda mais acelerado do ensino público no sertão da Paraíba. “O curso de Medicina da UFCG, em Cajazeiras, deu um complemento muito grande para o próprio setor da educação, como também na área social e econômica. Estatísticas comprovam o crescimento no setor da construção civil na região devido à presença da universidade em Cajazeiras que tem hoje, sete mil universitários dos quais 3.500 mil em universidade pública, um dado significativo para um município com pouco mais de 60 mil habitantes. É uma região inteira, em torno de 60 municípios circulam a cidade Cajazeiras que sedia essa educação. Manter a continuidade desse curso e dessa expansão do ensino superior, especificamente do curso de Medicina, é primordial para dar suporte para toda essa região. Eu me sinto feliz em contribuir com esse desenvolvimento”, afirmou Wilson.

O deputado lembrou também que já alocou recursos para o campus de Cajazeiras e para outras universidades públicas da Paraíba. “Contribuir para a melhoria da Educação me envaidece muito por várias razões, primeiro pela origem pobre que tenho como estudante de escola e de universidade públicas e, baseado no que sofri, é que sei também o sofrimento dos que lá estão e a necessidade de terem acesso a uma universidade pública. Nós temos o dever e a obrigação de contribuir com esse desejo do povo de Cajazeiras e da população de todo o sertão do nosso Estado”, concluiu Wilson Santiago.

Após receber a comitiva paraibana que defende a manutenção do curso de Medicina no campus da UFCG em Cajazeiras, o Ministro da Educação, Fernando Haddad, comprometeu-se a corrigir as falhas no processo de autorização do curso, para que ele possa ter continuidade. Ele afirmou que precisa refazer o processo de autorização do curso porque há uma constatação de que algumas etapas foram realizadas de forma irregular. “O curso foi autorizado verbalmente, não formalmente. Isso precisa ser corrigido. Existem dificuldades, mas temos condições de resolvê-las”, ressaltou o ministro, revelando que um concurso para professores de Medicina estará em vias de acontecer logo que a regulamentação do processo de autorização for concluída.

Como o Governo Federal cedeu o hospital de Cajazeiras e triplicou o número de vagas pra atender os estudantes de Medicina, Haddad acrescentou ainda que vai procurar o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para refazer o parecer dado pela comissão técnica que desaprovava os números fazendo com que o curso possa funcionar regularmente. Wilson Santiago se prontificou juntamente com a bancada federal a se reunir com Temporão para que ele reforce o parecer da Educação para a manutenção do curso.

Deixe uma resposta