Paraíba

Mais nove cidades em emergência na Paraíba

Aestiagem que tem castigado o interior da Paraíba fez mais nove municípios decretarem situação de emergência. Estas determinações foram atendidas pelo poder executivo estadual e levaram em conta o "desastre natural" provocado pela redução das chuvas e a má distribuição delas na região, sendo agora 27 municípios nesta situação. Em 2010, em boa parte dos municípios, choveu cerca de 40% menos do que no ano passado, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Os prejuízos à população destas cidades, que se concentram nas regiões do sertão, cariri e curimataú, vão desde perdas na lavoura, até a falta de água para atender as necessidades diárias.

- PUBLICIDADE -

O Diário Oficial do Estado (DOE) da Paraíba, em sua edição de ontem, trouxe os nomes das 9 cidades que tiveram situação de emergência decretada e homologadas pelo governador do Estado: Aguiar, Amparo, Cachoeira dos Índios, Catolé do Rocha, Damião, Juru, Quixaba, Santa Cruz e Santa Helena. Uma das cidades mais atingidas pela seca deste ano, Catolé do Rocha apresentou uma queda de 36,1% nas chuvas. A média anual do município é de 832,3 milímetros, mas a chuva acumulada na região soma apenas 531,6 milímetros, segundo a Aesa.

O número de 27 municípios nesta situação poderá aumentar nos próximos dias. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Sinval Pinheiro Borges, em algumas cidades chega a faltar àgua para beber. "Os agricultores das áreas atingidas poderão requerer o Seguro Safra junto à Secretaria de Agricultura do Estado para amenizar as perdas com a estiagem", ressalta. A Defesa Civil confirmou as Situações de Emergência em seis cidades, que aguardam homogação do Governador, são elas: Água Branca, Imaculada, Marizópolis, São José do Sabugi, Taperoá e Uirauna

Com o decreto, segundo o secretário de Infraestrutura da Paraíba, Renato Gadelha, poderão ser tomadas medidas emergenciais para assistir a população destas cidades atingidas pela seca. "Será feita uma análise de cada município para identificar suas reais necessidades", esclarece. A perfuração de poços artesianos e distribuição de água através de carros-pipa estão entre as ações previstas pela Secretaria de Infraestrutura. O período de chuvas no interior da Paraíba está encerrando-se e o secretário Renato Gadelha destacou que até o fim do ano outros 12 municípios poderão decretar Situação de Emergência.

Deixe uma resposta