Paraíba

Dilma continua na preferência dos paraibanos

A candidata Dilma Rousseff (PT) é a preferida da maioria dos paraibanos para suceder Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Presidência da República. A constatação está na segunda rodada de pesquisas do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), encomendada pela Rede Paraíba de Comunicação neste mês de julho. A petista registrou 53% das intenções de voto. Já seu principal adversário, José Serra (PSDB), teria os votos de 28% do eleitorado consultado.

- PUBLICIDADE -

Marina Silva (PV) alcançou 4%, enquanto o candidato do PSTU, Zé Maria, é representado por 0%. Os votos brancos ou nulos são hoje 5% do eleitorado, e os indecisos são 9%. Os nomes dos candidatos Eymael, Ivan Pinheiro, Levy Fidelix, Plínio e Rui Costa Pimenta constavam no disco apresentado aos entrevistados, porém, não foram citados por nenhum deles.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O melhor desempenho de Dilma é no Sertão paraibano. José Serra tem melhor projeção em Campina Grande, única região onde ele ultrapassa os índices da concorrente, conquistando 46% do eleitorado contra 40% da petista. Quanto a Marina Silva, seu maior eleitorado está em João Pessoa.

Com relação à primeira rodada de pesquisa divulgada em maio, Dilma Rousseff perdeu um ponto percentual. O mesmo aconteceu com o tucano José Serra e a candidata Marina Silva. Respectivamente, eles registraram 54%, 29% e 4% na consulta anterior. Os votos 'perdidos' pelos concorrentes à presidência foram transferidos para os indecisos, que aumentaram de 7% para 9%.

O Ibope ouviu 1.008 pessoas em todo o Estado, entre os dias 27 e 29 de julho. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o número 22027/2010.

Segundo turno

Num eventual segundo turno, Dilma Rousseff venceria a eleição na Paraíba com 56% das intenções de votos. José Serra receberia 31%. Os indecisos representam 8% dos entrevistados, e os votos brancos e nulos somam 5%.

Os resultados são praticamente os mesmos daqueles apresentados pelo Ibope em maio, quando Dilma tinha 57%, contra 31% de José Serra. Branco e nulo somavam 5% e indecisos 7%.

Deixe uma resposta