Cultura

Prefeitura lança projeto para estimular cultura popular

Estimular a cultura através da arte poética. É com este objetivo que a prefeitura de São José de Piranhas abraçou o projeto ‘ De repente Cantoria na Feira’ que foi lançado nesta segunda-feira (26), na feira livre da cidade. O governo do município, por meio do prefeito Domingos Neto, criou uma logística de apoio para difundir a arte da poesia no município.
 
Na abertura do evento estiveram presentes: a secretária de educação municipal, professora Fabiana Alves Inácio; o diretor cultural do município Jorge Maquieira; os repentistas Chico Xavier; Levi Dantas; Gilmar Oliveira e o povo em geral.
 
O projeto é coordenado pelo poeta popular, Chico Xavier e tem incentivo do governo da Paraíba, Banco do Nordeste, Funarte e Instituto Nordeste cidadania. O objetivo do projeto ‘De repente Cantoria na Feira’ em São José de Piranhas é levar a arte às ruas e escolas de ensino médio do município.
 
Nas escolas a coordenação do projeto mostrará aos alunos as formas de composição da poesia popular, como verso, rima e métrica até se chegar à composição de estrofes.
 
Segundo a coordenação, o projeto será levado às escolas atendendo a seguinte programação:
 
Dia 12 de agosto: Escola de Ensino Fundamental e Médio do sítio Cacaré.
 
Dia 26 de agosto:
Escola de Ensino Fundamental é Médio de Piranhas Velhas.
 
Dia 02 de setembro: colégio estadual Prefeito Joaquim Lacerda Leite.
 
E dia 20 de setembro, semana em que se comemora a emancipação política de São José de Piranhas, a poesia volta às ruas da cidade para o encerramento do projeto.
 

- PUBLICIDADE -

Deixe uma resposta