Cultura

Poeta Oliveira de Panelas é homenageado na Capital

O plenário da Assembleia Legislativa foi transformado em palco, onde o brilho da poesia e do repente ecoou da voz do denominado “Pavarotti dos Sertões”, durante sessão especial realizada na tarde desta quinta-feira (22/07), na Casa de Epitácio Pessoa, em homenagem aos 50 anos de atividade artística do poeta e repentista Oliveira de Panelas.

- PUBLICIDADE -

A sessão foi marcada pela emoção, traduzida nos versos e nos acordes de violas produzidos pelo homenageado, durante o seu discurso feito da tribuna da Casa. Considerado um dos maiores repentistas do país, Oliveira de Panelas não resistiu à homenagem, ocasião em que as lágrimas falaram mais alto, exprimindo toda a emoção do poeta.

O deputado Zenóbio Toscano (PSDB), autor da propositura da sessão especial, fez a saudação ao homenageado, lembrando que o ano de 2010 marca as bodas de ouro da carreira “vitoriosa” do repentista. “Oliveira de Panelas tem uma carreira gloriosa, pontificada pelo brilho da poesia e da presença de um extraordinário talento. Viajou o mundo, sempre levando e defendendo a nossa cultura”, declarou.

Pernambucano radicado na Paraíba, Oliveira de Panelas, que hoje tem 64 anos de idade, vive um momento especial de sua vida pelas comemorações e pelo reconhecimento público dos seus 50 anos de atividades como poeta, repentista, cantador e colaborador da cultura paraibana e brasileira. “Cada homenagem é como se fosse a primeira vez, como o primeiro amor, como o primeiro beijo”, disse.

O poeta acrescentou que se sentiu muito feliz ao ser homenageado pelo Poder Legislativo. “Sinto-me feliz porque faço meu trabalho com dignidade. O reconhecimento não tem credo, não tem partido, não tem facção, e eu sinto que há afinidade da minha arte com João Pessoa, que reconhece o meu trabalho”, ressaltou.

O repentista deve seu nome artístico ao fato de ter nascido em Panelas, cidade pernambucana. Em sua terra, Oliveira revelou seu talento aos 9 anos de idade, quando apresentou seus primeiros versos. Aos 12 anos, cantou pela primeira vez em sua terra natal, com Josué Rufino, iniciando uma carreira de cantorias e composições que o tornam, até hoje, um dos maiores cantadores do Brasil e do mundo.

Oliveira de Panelas cantou ao lado de importantes artistas do Repente. Na Paraíba, onde se estabeleceu como artista e cidadão, sua grande parceria foi com Otacílio Batista, até hoje referendada como uma das melhores duplas do Repente. Em sua trajetória artística, Oliveira chegou a cantar até mesmo para o Papa João Paulo II.

A sessão foi presidida pelo deputado Fabiano Lucena (PSDB) e secretariada pelo deputado Trocolli Júnior (PMDB). O professor David Fernandes, sub-secretário estadual de Cultura, representou o governador José Maranhão, no evento. Na oportunidade, vários poetas, a exemplo de Marco Aurélio, fizeram uso da palavra para prestar homenagem ao poeta Oliveira de Panelas.
 

Deixe uma resposta