Paraíba

Seca causa estragos no Sertão da Paraíba

A irregularidade da chuva deixou vários municípios do sertão da Paraíba em situação crítica. Muitas comunidades rurais estão sendo abastecidas por carros-pipas. A água que resta nos açudes só serve para o consumo animal.

- PUBLICIDADE -

Na comunidade que fica na zona rural do município de Cajazeiras, no alto sertão da Paraíba, a 500 quilômetros da capital, João Pessoa, foi uma das 25 cidades no Estado que decretaram situação de emergência devido à falta de água. Vinte famílias vivem no lugar.

Para buscar água, a agricultora Luciana Ferreira é obrigada a andar meio quilômetro de casa até o poço mais próximo. A água não é de boa qualidade, mas é a única no local. Para garantir o suficiente para a família são necessárias pelo menos cinco viagens. Para lavar roupa duas vezes por semana, o caminho é ainda maior. “É muito longe para ir ao açude. Eu tenho de levar meu neném. É o maior sacrifício. A água está difícil”, reclamou.

Se para o consumo humano a água está difícil, para os animais a situação é ainda pior. O agricultor Francisco de Lima, de 64 anos, tem quatro vacas que, por enquanto, se viram com o que sobrou dos reservatórios. “Agora, no fim do ano, ninguém sabe como vai ser”, disse.

Devido às poucas e irregulares chuvas no período do inverno os açudes e reservatórios em pelo menos cem municípios da Paraíba não foram abastecidos completamente. Um deles está com apenas 15% da capacidade total e só serve para o consumo animal.

Para amenizar o problema da falta de água nos municípios afetados no Estado, os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil já estão atuando através da Operação Pipa.

“Temos hoje 124 pontos de entrega de água. Todos os dias recebemos pessoas solicitando a nossa presença para se cadastrarem e participarem da Operação Pipa”, esclareceu Maria de Fátima Freitas, secretária da Agricultura de Cajazeiras.

Para quem antes não tinha água nem para beber a ajuda está sendo mais que bem-vinda.

A estiagem também atinge a agricultura. O último levantamento realizado pela Conab revelou que a Paraíba foi o Estado brasileiro que registrou a maior queda na safra de grãos. A redução foi de 53,8%.

Deixe uma resposta