Paraíba

Luiz Couto anuncia 200 ônibus escolares para a Paraíba


Alunos da Educação Básica serão beneficiados, em breve, com 200 ônibus do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação no Estado da Paraíba. A informação é do deputado federal Luiz Couto (PT), que vem lutando e acompanhando o Programa “Caminho da Escola”, junto ao Ministério da Educação.

- PUBLICIDADE -

Segundo Couto, o ministro da Educação, Fernando Haddad, lhe garantiu a liberação de R$ 37.520.000,00 (Trinta e Sete Milhões, Quinhentos e Vinte mil Reais) para que até o fim do ano todos os municípios da Paraíba possam receber pelo menos um ônibus do programa Caminho da Escola.

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições. Desde sua criação até fevereiro de 2010, o Caminho da Escola já atendeu 2.697 municípios brasileiros.

No total, foram adquiridos 5.721 ônibus escolares. O deputado informa que existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.

Deixe uma resposta