Cultura

Seca castiga produtores do Sertão da Paraíba

Os produtores rurais do Sertão da Paraíba estão lutando para salvar o gado da seca. Sem água nem comida, o gado está agonizando. A estiagem na região já dura mais de seis meses. Para o sertanejo, que depende da terra e dos animais, pior do que não conseguir plantar é ver os animais sem pastagens para o consumo.

- PUBLICIDADE -

-A gente olha para o céu e vê todo dia uma coisa só, não tem mudança de chuva, só tem seca – diz o produtor rural Antonio Alexandre. Tem que pegar água todo dia de jumento senão morre de sede, estamos assim nessa luta todo dia, – afirma a agricultora Lindalva Machado.
Em Algumas cidades as administrações estão solicitando carros pipas ao governo do estado para sanar a sede, é o caso das cidades de Aguiar, Serra Grande, Carrapateira, São José de Piranhas, Monte Horebe, Cajazeiras e outras cidades do Alto Sertão da Paraíba.

Em algumas cidades, segundo informações de marchantes, a carne bovina teve de baixar de preço, pois os criadores querem se desfazer do rebanho temendo que o gado morra aos poucos. Na mesma linha, moradores da zona rural já estão andando uma boa distância para apanhar água para beber.

“Esse ano ninguém tem gosto de comer uma espiga de milho assado nas fogueiras”. Disse a senhora Maria Barbosa que reside na zona rural de Cajazeiras.

Do Radar sertanejo

Deixe uma resposta