Cultura

Festa de São João invade municípios do Sertão

Todos os municípios do Sertão já se encontram em ritmo de São João. A festa que traduz o que o Sertão tem de mais autêntico, deve gerar empregos e aquecer os mercados locais. Em várias cidades a festa da fogueira já começou.

- PUBLICIDADE -

Em Monte Horebe a festa acontece neste sábado, 20 de junho, quando a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, promove o São João das escolas municipais. A festa começa a partir das 16h00, no Paço municipal, com casamento matuto e apresentações de danças típicas desta época. Logo em seguida o arrasta pé continua com show musical e muita alegria. A organização e da primeira-dama e secretária de educação, Edna Eustáquio, que promete cair no ritmo junino ao lado do prefeito Erivan Guarita.

Em Cajazeiras o Xamegão que começou no dia 12 só termina no dia 28 com Felipão & Banda e Forró de Arromba; várias atrações de renome vão passar pelo palco do Xamegão até lá. Este ano o evento conseguiu resgatar a tradição do maior São João do alto sertão e arrastar grandes multidões.

Em Carrapateira, a Prefeitura Municipal já faz os últimos preparativos para a realização do 5º Arraiá da Alegria, dia 19 de junho, a partir das 19 horas, ao lado da prefeitura Municipal. A festa é fruto de uma parceria entre todas as escolas do município, apoiadas pela prefeitura. Este ano haverá apresentação de quadrilha junina, casamento matuto, dança de Xaxado e muita alegria no embalo do trenzinho do forró. Haverá ainda barracas com comidas e bebidas típicas para deixar todo mundo com o gostinho de quero mais. E para finalizar, haverá show de violão e teclado em ritmo de forró para não deixar ninguém parado.

Na cidade de Conceição o evento começa pra valer dia 20 com solteirões do Forró e se estende até o dia 23, noite de São João. A festa acontece em praça pública, no Centro Cultural Elba Ramalho. A cidade espera receber milhares de forrozeiros durante os quatro dias de festejo junino.

Na Capital do Sertão, Patos, cerca de 40 bandas de renome nacional vão animar de 19 a 27 deste mês o segundo maior São João da Paraíba. A tradicional Corrida da Fogueira, uma das inúmeras atrações do São João de Patos já está com inscrições abertas. A corrida está agendada para sábado com chegada no Terreiro do Forró. Milhares de forrozeiros de diversos estados brasileiros se instalam na cidade.

Dida Gonçalves
Redação – João Pessoa

Deixe uma resposta