Destaque 2Paraíba

Seca: Corpo de Bombeiros alerta para risco de incêndios em vegetações

Corpo de Bombeiros alerta para risco de incêndios em vegetações

Com a elevação das temperaturas nesse período do ano, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) tende a registrar um aumento do número de incêndios em áreas de vegetação. Por isso, alerta à população quanto às atitudes preventivas para evitar esse tipo de incidente, preservando o meio ambiente e a saúde pública.

- PUBLICIDADE -

De acordo com os dados do setor de Estatísticas da corporação, este ano já foram combatidos 1.565 incêndios em vegetação, terrenos baldios ou em resíduos (como lixo) em todo o Estado. O número representa 57% do total (2.732) de ocorrências desse tipo atendidas pelo CBMPB até a manhã desta quarta-feira (17), por meio do número de emergência – o 193.

Conforme o chefe de Estatísticas do Corpo de Bombeiros, major Almir Peixoto, a tendência observada nos outros anos é que os números aumentem devido à junção de fatores como estiagem, calor e o clima seco. Além disso, “temos na Paraíba vegetação suscetível a esse tipo de ocorrência e a prática irregular de queimadas para reaproveitamento do solo para plantio”. Segundo ele, é muito comum, ainda, os bombeiros serem acionados para apagar fogo colocado em lixo e em terrenos baldios.

“Não é adequado que as pessoas coloquem fogo no lixo, pois qualquer descuido pode provocar um incêndio de maiores proporções, ainda mais nessa época do ano. Além do que, a própria fumaça gerada já é tóxica e prejudicial à saúde”, alerta. Os bombeiros também recomendam que os moradores de áreas rurais mantenham o terreno sempre limpo e a grama capinada, para evitar a propagação de incêndios na área.

“E, se avistar fumaça suspeita em áreas florestais ou terrenos, pedimos que seja informado imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193) para que o fogo possa ser extinto o quanto antes e não se alastre – chegando a atingir residências ou redes elétricas”, ressaltou.

Confira outras dicas para prevenir os incêndios em vegetação:

  • Nunca jogue pontas de cigarros nas rodovias ou em locais inapropriados, pois elas, além de poluir o ambiente, podem causar grandes incêndios.
  • Não abandone objetos de vidro, metal e outros que por ação da temperatura elevada podem superaquecer a vegetação e causar incêndios.
  • Evite fazer fogueiras, pois as fagulhas podem ser levadas pelo vento e espalhar as chamas. Caso seja necessário, procure uma área sem vegetação por perto.
  • Não faça queimadas sem autorização do órgão ambiental. E, se permitido, não faça próximo a redes elétricas nem em dias quentes, secos ou com ventos fortes, pois é mais fácil perder o controle do fogo, ocasionado um incêndio e colocando outras áreas em risco.
  • Não solte fogos de artifícios próximos de reservas florestais e ou mesmo em área com vegetação seca.
  • Não solte balões.
  • Nunca deixe criança brincar com fósforos e isqueiros, pois o risco é sempre grande.

Deixe uma resposta