CotidianoDestaque 2

Morre aos 83 anos Dr. Francisco Moreira de Oliveira, ex-diretor da Cagece e ex-presidente da Subsecção da OAB de Juazeiros do Norte

Faleceu domingo (30) de setembro em Juazeiro do Norte-CE, o ex-presidente da Subsecção da OAB de Juazeiros do Norte,ex-diretor da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), ex-presidente do Rotary e Lions Clubs, administrador de empresa, economista e advogado, Francisco Moreira de Oliveira (Dr. Moreira). O corpo está sendo velado no Centro de Velório Anjo da Guarda e será sepultado segunda-feira (1) de outubro, às 15h, no Cemitério do Socorro na Rua Santa Luzia, 1722 – Socorro, Juazeiro do Norte – CE.

- PUBLICIDADE -

Como empreendedor fundou a empresa Armazém Moreira e Transportadora Relâmpago. Foi professor do Centro Educacional Professor Moreira de Sousa. Fez uma incursão pela literatura, deixando uma obra publicada.

Dr. Francisco Moreira de Oliveira era casado com a pedagoga e ex-diretora de vários colégiosem Juazeiro do Norte, neta adotiva do Padre Cícero Romão Batista, Dona Cícera Lopes de Oliveira, responsável pela confecção juntamente com sua irmã Romana Menezes Silva do bolo alusivo ao aniversario de nascimento doPadre Cícero Romão Batista. Dona Cícera Lopes de Oliveira e Romana Menezes Silva são filhas de Petronila Maria da Conceição que fora adotada como filha do padre Cicero Romão Batista.

O advogadoFrancisco Moreira de Oliveira deixa oito filhos o ex-vereador em Fortaleza-CE e atual candidato a Senador pelo PTC, Robert Burns Moreira de Oliveira, o advogado e servidor da PRF, David Turgot Moreira de Oliveira, o major do Exército Brasileiro, CesareBeccaria Moreira de Oliveira, o jornalista Dante Moreira de Oliveira, o médico veterinário da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, Cícero Emerson Moreira de Oliveira, a advogada e Procuradorado Município de Juazeiro do Norte, Romana Halsea Moreira de Oliveira, fonoaudióloga, KarisyaPetronila Moreira de Oliveira e o geógrafo Pedro Maurre Moreira de Oliveira. Deixa 83 netos.

Dr.Moreira era sogro da dermatologista, Mestranda na área de imunologia e Dermatite atópica pela Faculdade de Medicina do ABC, Dermatologia estética e cirúrgica pelo Colégio Brasileiro de Medicina e Saúde – Universidade Cândido Mendes- Recife-PE, médica da Prefeitura Municipal de Ouricuri, Estado de Pernambuco, Dra. Tamara Abrantes Barbosa Moreira.

Dr. Francisco Moreira de Oliveiraadvogou até o último suspiro. Mesmo aposentado militava no Direito Empresarial como patrono das empresas Chevrolet e Ford.

A comunidade jurídicade Juazeiro do Norte perde um dos mais próceres advogadosde toda uma geração.Profissional exemplar em dedicação, proficiência e elegância. A Advocacia Cearense perde uma referência profissional. OCeará, Juazeiro do Norte e a cidadania perdem um defensor intransigente do Direito, da democracia e da liberdade. A terra de Padre Cìcero perde um de seus mais destacados advogados e uma figura humana exemplar.Um guardião do estado democrático de Direito. Ele não passou simplesmente por passar, mas fez história, deixou história e é históriaApaga-se uma estrela de primeira grandeza da constelação jurídica na capital da fé.

“Meu pai foi um exemplo de vida, de dedicação à família e à profissão. Advogado militante, disposto a enfrentar todas as causas, grandes e pequenas, com o mesmo empenho e sabedoria. Era um homem culto, de inteligência rara, de raciocínio rápido. Advogado de amplo e notório reconhecimento entre seus pares e atuação destacada. Perde o mundo jurídico um artífice do Direito.Querido pai, fique em paz e nos ilumine”, afirmou o advogado e servidor da PRF, David Turgot Moreira de Oliveira.

Abdias Duque de Abrantes – jornalista, servidor público, advogado e pós-graduado em Direito Processual do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a LaureateInternationalUniversities

Deixe uma resposta