CulturaDestaque 1

FOTOS: Projeto Arte e vida na Avenida promove Feira Cultural em São José de Piranhas

Projeto Arte e vida na Avenida em São José de Piranhas – Foto: Marconi Cruz

A prefeitura de São José de Piranhas, por meio da Secretaria Municipal, promoveu no dia 20 de setembro, a partir das 17 horas, na Avenida Centenário,mais uma edição da Feira Cultural como parte da programação da semana da cidade em comemoração aos seus 133 anos de emancipação. Na oportunidade a arte tomou conta da Avenida com Apresentações culturais, stands temáticas das escolas da rede municipal de ensino, concurso de pintura, músicas, circuito esportivo e muita diversão, sobretudo para a criança, com o teatro pernas-de-pau.

- PUBLICIDADE -
Apresentação do teatro pernas-de-pau na feira cultural – Foto: Marconi Cruz

Declarado aberto o evento pela Secretária de Educação, Fabiana Alves Inácio, o Exmº Sr. Prefeito Francisco Mendes, usou a palavra expressando seu contentamento pelo sucesso da Feira Cultural e reconhecendo o trabalho de todos que participaram da Feira, parabenizou todas as escolas participantes, e equipe organizadora da Secretaria.

Concurso de desenho com o Tema: As paisagens do meu município hoje – Foto: Marconi Cruz

Durante todo o evento realizou-se o Concurso de desenho com o Tema: As paisagens do meu município hoje, contando com a participação de alunos do ensino fundamental anos finais e do ensino médio do nosso município. O referido concurso teve como vencedor na 1ª fase o aluno José Leandro Lins Vieira, da EMEIF João Batista Campo, que foi inscrito e acompanhado pela prof. Rosário Arruda. Na 2ª fase o ganhador foi Luiz José Fragoso, da Escola Estadual Joaquim Lacerda Leite.

Espaço muito visitado durante a Feira foi o Circuito Recreativo Esportivo que trazia a temática Esporte é vida, através da participação dos visitantes às diversas modalidades esportivas apresentadas. O Circuito contou com a coordenação dos professores de Educação Física da rede Municipal de Ensino, Claudinete Gomes e Lailton Vieira.

Inicialmente, abrindo as apresentações culturais, foi feita uma viagem musical pela história do nosso município através de um mix de músicas acompanhadas pelo grupo de escaletas composta por alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretária de Ação Social, sob a orientação de Lucivânia Oliveira e Coordenados por Juliana Gomes.

“Contando a Matemática” – Foto Marconi Cruz

Na sequência das apresentações culturais, um grupo de alunos da EMEIF João Batista Campos da localidade de Bom Jesus, apresentou um esquete teatral cuja narrativa apresentada, em consonância com a temática da escola, “Contando a Matemática”, nos mostrou A revolta de Quebra quilos, Jogos e teoremas de Pitágoras, sistema de medida, ICM e escala.

Palco montado especialmente para o evento – Foto Marconi cruz

A atração cultural da EMEIF Antônio Lacerda Neto, apresentou, através de uma coreografia teatralizada, “A Evolução da Comunicação”, temática da estand da escola, que destacou a história das diversas formas de comunicação desde o tempo das cavernas até os dias atuais. Finalizando a apresentação os alunos deixaram a seguinte mensagem: “A linguagem do corpo é ainda um grande meio de comunicação”. O trabalho desta apresentação contou com a orientação da professora de dança do SCFV do município, Mila Felix, coordenado pelos Professores Lailton, Claudinete Gomes e Aparecida nobre.

Outra apresentação cultural com a participação de alunos da EMEIF Antonio Lacerda Neto fez referência a atitudes saudáveis pela prática esportiva, trabalho que foi coordenado pela Prof. Sandrinha Lira e Claudinete Gomes.

A aluna Maria Luiza do 8º ano EMEIF Joaquim Pereira Lima, apresentou uma coreografia que fez menção à Carmem Miranda, cantora e atriz brasileira que trabalhou no rádio, teatro, cinema e televisão. E noutra apresentação sob o tema Hollyood é aqui no Cacaré, foi destacado os clássicos do cinema por alunos da já referida escola.

Um artista da terra, Jose Dantas, apresentou em estilo livre avançado danças contemporâneas.

Encerrando as apresentações culturais da noite, abrilhantou o evento e encantou os presentes a Banda de Música do Serviço de Convivência e Formação de Vínculos do nosso município.

VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA:

O evento contou com seis stands temáticas, a saber:

  • A evolução da Comunicação ( EMEIFAntonio Lacerda Neto)
  • Cinema : Cine Cacaré (EMEIF Joaquim Pereira Lima)
  • Contando a Matemática (EMEIF João batista Campos)
  • Projeto Canteiro Literário (Creche Juracy Lacerda Leite)
  • Arte por toda Parte (EMEIFUmbelina Sobral)
  • O Jogo de Educar (EMEF Francisco Emerson de Lucena).

Diante de tudo que foi observado na Avenida Centenário, a avaliação feita pela secretária de educação é que o Projeto Arte e vida na Avenida cumpriu o objetivo a que se propôs: reviver as tradições culturais reconhecendo sua importância para as futuras gerações através das brilhantes apresentações e exposições das escolas da rede municipal de ensino.

Redação: Socorro Holanda

Deixe uma resposta