CotidianoDestaque 2

Professora Danielle Estrela, de origem paraibana, integra a coordenação do candidato a deputado distrital do PT do DF, Viridiano Brito

A professora Danielle Estrela Xavier, de origem paraibana, integra a coordenação do candidato a deputado distrital do PT, Viridiano Brito do DF. O candidato Viridiano Custódio de Brito tem uma vasta história de luta política no Distrito Federal, atuando no movimento negro e na defesa da moradia para a população pobre de Brasília. Graduado em História pelas Faculdades Integradas UPIS, pós-graduado em História da África e dos Afros Brasileiros pela Universidade Brasília (UnB) e pós-graduação em Política Analise de Políticas Pública, também pela UnB.

- PUBLICIDADE -

Viridiano Brito contribuiu para a consolidação das novas gerações e de um novo caminho para Ceilândia na organização social do movimento popular. militante ativo do movimento popular, participando da fundação da Associação dos Inquilinos, movimento que mobilizou 20 mil pessoas e que foi vitorioso ao conquistar o hoje Bairro da Expansão do Setor O. Em 1983 filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, sendo eleito presidente da zonal de Ceilândia por três mandatos e assumindo assim a Secretaria de Lutas Populares do PT. Iniciou a militância sobre a questão racial na Comissão do Negro do PT-DF em 1986. Integrou o coletivo do combate ao racismo do PT de 2010 a 2014. Ocupou o cargo de Secretario Especial de Igualdade Racial no Governo do Distrito Federal de 2012 a 2014.

“Na minha concepção o mandato é um instrumento de luta da sociedade, onde tem que ser usado pelo bem comum. Espero que nas próximas eleições os eleitores possam usar o seu poder para mudar o atual perfil político da Câmara Legislativa, elegendo pessoas éticas e comprometidas com o coletivo”, disse o candidato Viridiano Brito.

A professora Danielle Estrela apoia o projeto de reeleição da deputada federal, Érika Kokay, que 2014, foi reeleita com a terceira maior votação do DF para a Câmara Federal (92.558 votos ou 6,37% dos votos válidos). Na Câmara Legislativa, presidiu as Comissões de Direitos Humanos, e a de Defesa dos Direitos do Consumidor. Foi por duas vezes, 2005 e 2009, líder da bancada do PT. O economista, Júlio Miragaya, disputa o governo do DF pelo PT. Júlio Miragaya é doutor em desenvolvimento econômico sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). O candidato presidiu o Conselho Federal de Economia e Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). Miragaya afirmou que, além da educação, segurança e mobilidade, o plano de governo do PT tem como foco a saúde pública e a geração de emprego.

A candidata à vice na chapa de Júlio Miragaya é Cláudia Farinha, também do PT, de 43 anos. Ela é bacharela em direito e agricultura familiar, e já atuou como dirigente sindical de trabalhadores rurais e gerente na Secretaria de Agricultura do DF. O candidato a senador é o advogado Marcelo Neves.

Professora Danielle Estrela Xavier é formada pela Universidade de Brasília (UnB). É uma militante ativa do Partido dos Trabalhadores em Ceilândia – DF. Ela é filha de Valceni Lourenço Xavier e Zeneide Guilherme Estrela”in memoriam”. Danielle Estrela é neta do saudoso pecuarista Francisco Lourenço Xavier (Chiquinho Possidônio) e Maria Cesário de Freitas (Dona Maricô) “in memoriam” e do saudoso pecuarista, Francisco Guilherme Estrela (Chico de Duca) e Dona Tereza Vieira de da Vila de Barra de Piabas – Poço Dantas-PB. Professora Danielle Estrela é prima da ex-vereadora do Partido dos Trabalhadores de Poço Dantas-PB, professora Eva de Sousa Lira e sobrinha do saudoso vereador por Poço Dantas e Uiraúna, João Guilherme Estrela ( Joca de Duca).

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Deixe uma resposta