CidadesDestaque 1

Professores e estudantes do Alto Sertão da Paraíba participam de Congresso de Psicologia em João Pessoa

Teve início quinta-feira (16) de agosto, o I Congresso Paraibano de Avaliação Psicológica e o I Simpósio de Avaliação Psicológica da UFPB,no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I,em João Pessoa. O Congresso foi uma da realização da Comissão de Avaliação Psicológica do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba (CRP-13) em parceira com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).O evento terminou sexta-feira (17).

- PUBLICIDADE -

As atividades do eventotrouxeram como proposta o debate do tema “O Fazer da Avaliação Psicológica em Diferentes Contextos”. Foram promovidas mesas-redondas, palestras, conferências, minicursos e sessão de pôsteres.

Participaram do evento os estudantes de Poço Dantas-PB, Cleópatra Deniz de Sousa, aluna do Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Santa Maria (FSM) de Cajazeiras-PB eo estudante Luiz Henrique Sampaio Gurgel do Masters Gold Colégio e Curso de Cajazeiras-PB, a estudante de Psicologia da FSM, Mayanne Roberta Gonçalves de Abreu e a professora Mestre em Psicologia pelo programa de pós-graduação em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba do Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Santa Maria (FSM) de Cajazeiras-PB, Leilane Cristina Oliveira Pereira representando a coordenadora do curso Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Especialista em Neuropsicologia e em Educação Inclusiva, Maria Aparecida Ferreira Menezes Suassuna.

PROGRAMAÇÃO
Dia 16 às 8h Foi feita a abertura com as presenças dos coordenadores dos Cursos de Psicologia das Faculdades Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP), UFPB, FPB, Faculdade Santa Maria (FSM) de Cajazeiras, Faculdade Mauricio de Nassau e representantes do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba (13ª Região). Às 8h30 Conferência de abertura com o psicólogo mestre Aluízio Lopes de Brito. Às 9h30 palestra tendo como tema “Testes Psicológicos para avaliação da personalidade a cargo do psicólogoJoalisson de Almeida Gomes. Às 10h10 palestra Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariática: Aspectos técnicos e éticos com a psicóloga ZulimaTozzi Carvalho.

Às 11h10 Mesa-redonda: A avaliação psicológica em diferentes cenários. Avaliação Forense com a Doutora Carmen Gaudêncio. Avaliação psicológica no cenário escolar: desafios e perspectivas com a Psicóloga. Mestra Claúdia Valéria Araújo e Avaliação psicológica no contexto organizacionalcom a Psicóloga. Especialista. Janaína Motta.

Às 14h Minicurso: A avaliação da atenção: Aspectos técnicos e instrumentos disponíveistendo como palestrante o Doutor em Psicologia Fabián Javier Marin Rueda. Às 17h sessão de pôsteres. Dia 17 às8h30 Palestra sobre o tema “ Avaliação Psicossocial e Segurança no Trabalho” com a psicóloga Thais Fernanda Leite. Às 9h30 Palestra “Psicologia Investigativa” com a Dra. Aline Lobato.

Às 10h30 Mesa-redonda Avaliação Psicológica em Diferentes Etapas do Desenvolvimento. Avaliação Psicológica nos Transtornos de desenvolvimento com a Dra. Adriana Gaião. Avaliação Psicológica no Contexto daAdolescência com a Dra. Shirley Simeão e Avaliação Psicológica com Idosos com a mestra Mary Ellen Valois. Às 14h Palestra “Avaliação Neuropsicológica com a Psicóloga e. Dra. Monilly Ramos. Às 15h Palestra“Perícia Psicológica nas Questões de Família” com a Especialista,Silvana Lacerda.

Às 15h40 – Mesa-redonda: Psicodiagnóstico: Fundamentos e Aplicabilidade. O Processo de Psicodiagnóstico e as Técnicas Projetivascom a Psicóloga. Dra. Clênia Toledo. O Psicodiagnóstico no Contexto da Violência Infantilcom a Psicóloga. Dra. Ivana Mello e O Psicodiagnóstico Infantilcom a PsicólogaDra. Daniela Heitzman Amaral. De17h-17h40 – Sessão de Pôsters.
De 18h-19h – Conferência de Encerramento: Diretrizes Básicas Para a Realização de Avaliação Psicológica no Exercício Profissional (Resolução 009/2018), com o Psicólogo, . Professor e Doutor,. Fabián Rueda.

“A avaliação psicológica é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem a finalidade de examinar determinadas características psicológicas de uma pessoa, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função. Não se pode negar o valor da Avaliação Psicológica para a sociedade, uma vez que há registros de que essa prática é tão antiga quanto a história da humanidade. Aavaliação psicológica é largamente utilizada em diferentes contextos, dentro de empresa, por exemplo, ela desempenha uma função essencial não apenas na área de seleção, mas igualmente na área de desenvolvimento pessoal e mesmo de avaliação de potencial”, dissea estudante Cleópatra Deniz de Sousa.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTP-PB 604

Deixe uma resposta