Cultura

Governo realiza etapa final do Festival Arte em Cena

- PUBLICIDADE -

O Governo do Estado realizou, nesse sábado (11), no Espaço Cultural, em João Pessoa, a etapa final do Festival Arte em Cena que promove a cultura e a arte nas escolas, estimulando os estudantes a desenvolverem obras em cinco categorias: dança, artes plásticas, música, teatro e literatura. Com o tema “Juventude Conectada”, a segunda edição do festival reuniu alunos das 14 Gerências Regionais de Ensino. Na ocasião, também foram anunciados os vencedores do concurso de redação “Pela Vida das Mulheres”, promovido pela Secretaria de Estado da Educação.

Os vencedores desta edição do Festival Arte em Cena, por categoria são: Música – estudante Tarsila Araújo, da Escola Severino Gregório Dantas, de Cuité; Artes Plásticas – aluno Marcos Ismael, da Escola Raul Córdula, na cidade de Campina Grande; Literatura – aluno Pedro Lucas, da Escola Professor Lordão, do município de Picuí; Dança – estudantes da Escola Orlando Venâncio dos Santos, do município de Cuité; Teatro – Também alunos da Escola Orlando Venâncio dos Santos, de Cuité.

O governador Ricardo Coutinho participou do evento, entregou os troféus aos primeiros colocados de cada categoria e reforçou a importância do protagonismo juvenil nas escolas da rede estadual de ensino. “A educação não pode ser apenas feita com o ensino das disciplinas tradicionais, se faz necessário que a arte e a cultura estejam também presentes nas escolas. O ambiente escolar deve promover a formação individual e coletiva, além de defender o protagonismo juvenil. Parabéns aos vencedores e a todos que fizeram parte do Festival Arte em Cena”, observou o governador.

Para o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, o Festival Arte em Cena é fundamental para provocar ações que unem o projeto pedagógico escolar, com experiências culturais. “É muito bom poder celebrar este dia do estudante com a grande final do Festival Arte em Cena que traz muita cultura para o ambiente das escolas estaduais. Tivemos uma participação excelente por parte dos alunos de todo o Estado, que participaram das seletivas regionais e hoje disputaram a etapa final. É o protagonismo juvenil sendo incentivado e trazendo identidade cultural para as escolas públicas”, observou.

“Estou muito feliz por ter conquistado o primeiro lugar na categoria de literatura neste festival. O Arte em Cena mostra que os jovens estão conectados e valorizando, cada vez mais, o ensino na rede estadual”, falou o estudante Pedro Lucas, de Picuí.

Ralisson Pedro faz parte do grupo de dança da Escola Orlando Venâncio dos Santos, de Cuité, que conquistou o primeiro lugar na categoria. Ele comentou que o grupo precisou de muita dedicação e esforço para conseguir vencer a disputa. “Passamos pelas regionais, ensaiamos muito, tivemos dificuldades, mas vencemos e hoje tivemos essa grande vitória. O festival incentivou a nossa criatividade e nos deu mais ânimo para buscar nossos objetivos na vida”, lembrou.

Deixe uma resposta