Destaque 1Política

Em Sousa, Frente Brasil Popular faz ato pela liberdade e candidatura de Lula

Frente Brasil Popular realiza ato pela liberdade e candidatura de Lula

A Frente Brasil Popular de Sousa-PB promoveu domingo (15), às 6h, de julho na Feira da Estação, em frente à antiga Rede Ferroviária Federal,um ato em defesa da liberdade, da candidatura dopresidente Lula e em defesa da democracia brasileira. Houve distribuição de panfletos, do jornal Brasil de Fato da Frente Brasil Popular e discursos.A resistência ao golpe da prisão de Lula está crescendo, e é preciso intensificar até que nos devolvam nossa democracia.

- PUBLICIDADE -

Estiveram presentes lideranças comoo vereador do Partido dos Trabalhadores de João Pessoa e pré-candidato a deputado federal, Marcos Henriques,o coordenador da Frente Brasil Popular de Sousa-PB, Carlos Guedes (Carlos Poeta), o ex-vereador, ex-vice-prefeito de Sousa, advogado marxista, Francisco Valdemiro Gomes (Chiquinho do PT), o professor aposentando da UFCG, Antônio Nóbrega, orepresentante do Sindicato dos Servidores de IFPB, Francisco Queiroga, o professor do IFPBe membro do Movimento Consulta Popular, Pedro Couto, a dirigente do MST, Gorete Silva, a coordenadora da Fazenda Brasil Cabloco, Francisca Santos, os assessores do vereador Marcos Henrique, JoséQueiroz e Jefferson Palmeira, o presidente dos Sindicato dos Comerciários de Sousa, Kerlen Pereira e demais companheiros e companheiras do Partido dos Trabalhadores.

Na sexta-feira (13), aconteceu o dia Nacional de Luta – Lula Livre, uma série de atos, panfletagem emobilizações em defesa do ex-presidente e contra o circo jurídico. O dia 13 de julho marca o início de uma caminhada histórica: o aquecimento para o grande ato no dia 15 de agosto, quando os movimentos sociais, os defensores da democracia e lideranças nacionais irão registrar a candidatura de Lula à Presidência da República, em Brasília.

“É imperioso chamar atenção da população sousense para o que aconteceu no último domingo (8), uma ação parcial de setores do Poder Judiciário, de parte do TRF-4, que rasgou a Constituição Federal para manter Lula encarcerado”, destacou o advogado Chiquinho do PT. “Apenas com muita pressão e mobilização popular conseguiremos garantir o direito de Lula ser candidato”, reforçou.

“ Manter o ex-presidente Lula nocárcere é um projeto das elites para “interditar a causa que ele (Lula) representa e defende: a inclusão social, a promoção dos direitos do povo, das mulheres, crianças, negros, indígenas, das pessoas com necessidades especiais; a valorização dos salários e a geração de empregos; o apoio às pequenas e médias empresas, à agricultura familiar e à reforma agrária; a defesa da soberania nacional e a construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, disse o o coordenador da Frente Brasil Popular de Sousa-PB, Carlos Guedes.

“É fundamentalque a sociedade brasileira tome consciência da perseguição ao nosso ex-presidente Lula, a maior liderança politica deste país. Precisamos alertar ao povo brasileiro da importância das eleições deste ano e denunciar a ameaça aos direitos da classe trabalhadora, a diminuição significativa dos recursos para os programas sociais, o congelamento de investimentos da União por 20 anos, representando grave ameaça aos brasileiros, principalmente no que se refere a direitos básicos como educação, segurança e saúde”, disse o vereador do Partido dos Trabalhadores de João Pessoa e pré-candidato a deputado federal, Marcos Henriques.

Lula foi o primeiro operário a ocupar a Presidência da República,de origem humilde, ainda era criança quando sua família migrou de Pernambuco para São Paulo. Lá, foi metalúrgico e sindicalista, período no qual recebeu a alcunha “Lula”, forma hipocorística de “Luís”. Durante a ditadura militar, organizou grandes greves de operários no ABC Paulista. Empossado presidente da República em janeiro de 2003, o governo Lula teve como marcos a introdução de programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidascomo os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista MTB-PB Nº 604

Deixe uma resposta