CidadesDestaque 1

Secretaria de Saúde de Cajazeiras realiza triagem para Mutirão de Catarata

Realização de triagem para Mutirão de Catarata.

A Prefeitura Municipal de Cajazeiras, através da Secretaria de Saúde, realizou nesse fim de semana a triagem para a realização do 2° Mutirão de Catarata. Após o primeiro Mutirão, que contemplou mais de 500 pessoas, mais uma vez a gestão municipal possibilitará que centenas de pessoas possam enxergar melhor.

- PUBLICIDADE -

Os médicos da triagem estão atendendo de 10 em 10 pacientes. Assim que saem da triagem, os pacientes já estão marcando os exames necessários exigidos para a cirurgia, com total agilidade e paciência com todos. O secretário Cristovão Pinheiro acompanhou in loco os trabalhos do Mutirão e destacou que eventos como esse são importantes para atender a população de Cajazeiras.

A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaco. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz). Essa condição se desenvolve lentamente, muitas vezes passando despercebida antes de causar algum sintoma mais grave. Antes de evoluir, o uso de óculos pode ajudar a lidar com a doença, mas quando ela se torna mais grave, a cirurgia de catarata é necessária. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% de todos os casos de cegueira no mundo.

Deixe uma resposta