Cultura

Funesc leva ações do Projeto Interatos aos municípios de Sumé, Conde e Cajazeiras

O espetáculo “Trupeçando – A trupe de um homem só” (Foto: Thercles Silva).

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, de 7 a 14 de julho, mais uma edição do projeto “Interatos – mostra e formação permanente de teatro, dança e circo”. A programação do mês está distribuída em três cidades paraibanas. A primeira ação acontece no sábado (7), às 20h, no Beco da Boemia, município do Conde, que recebe o Grupo Imburana – Danças Populares Brasileiras. O acesso é gratuito.

- PUBLICIDADE -

Na sequência, o município de Sumé recebe as ações de circo, de 10 a 14 de julho. Na parte de formação, será realizada a oficina “Ser Ridículo: exercício de palhaçaria”, ministrada por Allan Barros das 9h às 12h em Escolas de educação do campo, como a unidade de ensino João de Sousa, Manoel Inácio da Silva, e José Bonifácio Barbosa de Andrade. Nos mesmos dias, vai ser apresentado o espetáculo “Trupeçando – A trupe de um homem só”.

No dia 12 de julho, o Teatro Íracles Pires, em Cajazeiras, recebe no palco o espetáculo “Alegria de Náufragos”, nova produção do grupo Ser Tão Teatro. A apresentação acontece às 20h e o acesso é gratuito.

Parcerias – A Companhia Paraibana de Gás (PBGás), junto com a Brastex e a Fundação Espaço Cultural da Paraíba são parceiras na realização do projeto Interatos, colocando a cidade de João Pessoa no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país.

Desde o ano passado, foi assinado contrato de patrocínio entre a PBGás e a Funesc para a realização do projeto Interatos, que promove atividades permanentes entre os meses de março a dezembro, sempre no primeiro fim de semana do mês, com espetáculos cênicos do Brasil e da Paraíba.

Dentro do projeto serão desenvolvidos, ao longo do ano, atividades de formação e espetáculos de teatro, circo e dança com patrocínio da PBGás, Bradesco e Ministério da Cultura. O evento conta, ainda, com apoio da Rádio Tabajara, Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo Lavoura de Teatro.

Interatos – Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Sob gerência de Ângela Navarro, o setor de Dança tem programação regular nos equipamentos da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), complexo cultural com uma das maiores áreas construídas na América Latina, lugar central e seguro que possui entre seus equipamentos uma escola de dança, com cerca de 500 alunos. Já a parte de Teatro tem coordenação de Suzy Lopes e mantém um curso anual de formação, além de oficinas e montagens teatrais. A gerência de circo tem à frente Diocélio Barbosa e conta com a Escola Livre de Circo Djalma Buranhêm, onde são realizados cursos de formação regulares e atividades lúdico-educativas para jovens, adultos, crianças e bebês.

Interatos – Edição Julho

07/07, 20h

Grupo Imburana – Danças Populares Brasileiras

Local: Beco da Boemia – Jacumã – Conde

Acesso: gratuito

10 a 14 de julho, 9h às 12h

Oficina “Ser ridículo: exercício de palhaçaria”, Com: Allan Barros

Local: Escolas de educação do campo, município de Sumé

Acesso: gratuito

10 a 14 de julho, 9h às 12h

Espetáculo: TrupeÇando – A trupe de um homem só – Com: Allan Barros

Local: Escolas de educação do campo, município de Sumé

Acesso: gratuito

12/07, 20h

Espetáculo Alegria de Náufragos – Grupo Ser Tão Teatro

Local: Teatro Íracles Pires, Cajazeiras

Acesso: gratuito

Veja todas as fotos clicando aqui!

Deixe uma resposta