BrasilDestaque 2

Água do Velho Chico chegará ao Ceará em agosto, mas na Paraíba a espera continua

Água do Velho Chico chegará ao Ceará em agosto, reafirma ministro no Senado

O ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, reafirmou nesta terça-feira (5) o esforço do Governo Federal para cumprir os prazos de conclusão do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Durante audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), no Senado Federal, o titular da Pasta garantiu que as águas do ‘Velho Chico’ já beneficiarão o estado do Ceará no mês de agosto e, até dezembro, percorrerão os 260 quilômetros de canais desse eixo até chegar na Paraíba.

- PUBLICIDADE -

“Nosso acompanhamento tem sido rigoroso. Equipes técnicas estão se revezando em tempo integral para fiscalização dos serviços executados pela nova empresa. Nos trechos mais complexos, a exemplo do Túnel Milagres e da terceira estação de bombeamento – a EBI 3, os trabalhos estão acontecendo durante 24 horas. Estamos priorizando o caminho das águas, pois nossa meta é cumprir os prazos para beneficiar a população o mais breve possível”, disse Pádua Andrade.

A EBI-3, citada pelo ministro, é a maior estação elevatória dos dois eixos – Norte e Leste – do Projeto São Francisco. A estrutura possui 90 metros de altura e bombeará volume de água equivalente a uma piscina olímpica por segundo. A expectativa é que as bombas sejam acionadas até o final deste mês.

Os trechos fazem parte da Meta 1N do Eixo Norte, que possui 140 quilômetros de extensão e cruza os municípios pernambucanos de Cabrobó, Salgueiro, Terra Nova e Verdejante, até a cidade de Penaforte, no Ceará. As demais etapas (2N e 3N) estão praticamente concluídas.

O Eixo Norte, já com 96% das obras finalizadas, irá garantir o abastecimento de mais de 7 milhões de pessoas em 223 municípios nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Do total de beneficiados, 4,5 milhões somente na Região Metropolitana de Fortaleza. “A atuação dos estados beneficiários, porém, é determinante para que a água chegue às torneiras das famílias”, observou o ministro. Hoje, o Eixo Norte já reforça o abastecimento de mais de 12 mil pessoas em Terra Nova e na zona rural de Cabrobó, em Pernambuco.

Questionado por senadores quanto à garantia orçamentária para conclusão das obras do Projeto São Francisco, Pádua Andrade frisou que os recursos da União estão assegurados para finalizar os serviços. “Outras obras hídricas complementares como o Apodi (RN), Agreste (PE), Salgado (CE), Entremontes (PE), Piancó (PB) e a barragem de Oiticica (RN), por exemplo, também vão reforçar o abastecimento em cidades nos quatro estados. Por isso, discutimos aqui o apoio do Congresso para esses empreendimentos”, frisou Pádua Andrade.

Eixo Leste

Mais de um milhão de pessoas em 33 municípios da Paraíba e de Pernambuco já estão sendo abastecidas pelo Eixo Leste do Projeto São Francisco, inaugurado em março de 2017. Com a chegada das águas, o Governo Federal evitou que diversas cidades, a exemplo de Campina Grande (PB), entrassem em colapso hídrico. O racionamento na região foi encerrado em agosto do ano passado, após dois anos.

Deixe uma resposta