Destaque 1Paraíba

Vídeo mostra juiz de comarca do Sertão empurrando e dando voz de prisão a manifestante

Tem ganhado repercussão no estado da Paraíba um vídeo em que um juiz de Direito do município de Sousa aparece empurrando um manifestante durante bloqueio em rodovia, durante protesto contra a alta dos combustíveis. O vídeo foi filmado e divulgado por pessoas que presenciaram o episódio. Nas imagens, o juiz de Direito Agílio Tomaz Marques, da 5ª Vara da Comarca de Sousa e juiz substituto da Comarca de São João do Rio do Peixe, parece ter perdido a paciência e acaba empurrando e gritando um manifestante. Ele teria sido agredido pelo homem, que é operador de máquinas, de 47 anos. (Veja vídeo acima)

- PUBLICIDADE -

De acordo com a Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), o juiz teria tido seu carro parado por um dos manifestantes e foi impedido de seguir viagem. Ele teria tido o carro danificado e teria sido ameaçado. No entanto o vídeo mostra apenas o momento em que o juiz discute com o homem, empurrando-o e gritando para que um oficial do Exército prendesse o rapaz e, depois, chamou a Polícia Militar para prender o manifestante.

O juiz passava por uma interdição na BR-230, sentido Sousa-Marizópolis. O juiz estava a caminho de São João do Rio do Peixe.

O manifestante teria usado um capacete para danificar o carro do magistrado. A presidente da AMPB, Aparecida Gadelha, disse que o magistrado neste momento se encontra em júri, por isso não conseguiu ainda conversar com ele e apurar melhor o caso. Mas pelo que foi informada por ele, “o cidadão, além de quebrar o retrovisor dele com o próprio capacete, o agrediu, empurrou o juiz e ameaçou o juiz”, explicou a magistrada.

Segundo ela, o juiz é muito tranquilo, mas é uma pessoa humana e agiu por provocação. “O juiz, assim como qualquer cidadão, pode dar voz de prisão em caso de flagrante delito, ele foi ameaçado”, disse Aparecida.

De acordo com a magistrada, houve uma agressão prévia que deixou-o nervoso. Mas ela destacou quem tem que avaliar qualquer tipo de excesso é o órgão responsável. “Nós temos a Corregedoria de Justiça atuando para isso, para avaliar se ele se excedeu ou não, mas o que a população tem que entender é que aquele foi só um trecho do ocorrido. Houve uma agressão, uma provocação prévia que tirou o juiz do sério”, disse Aparecida, afirmando que a AMPB vai cuidar para que o magistrado tenha direito a ampla defesa e ao contraditório como qualquer cidadão e para que tudo seja apurado.

O manifestante que se envolveu na confusão acabou sendo levado preso pela Polícia Militar para a Delegacia de Sousa.

Click PB

Deixe uma resposta