CidadesDestaque 1

Câmara aprova projeto que incentiva doadores de sangue e medula óssea em São José de Piranhas

Foto: Arquivo Radar Sertanejo

A Câmara Municipal de São José de Piranhas aprovou, por unanimidade, na última quinta-feira (17), o Projeto de Lei que incentiva doadores de sangue e medula óssea.

- PUBLICIDADE -

Essa propositura é de autoria do vereador, Celso Gonçalves (PCdoB), e dispõe sobre concessão de descontos de 50% em eventos culturais, artísticos, esporte e lazer, realizados no município, para os doadores regulares.

São considerados doadores regulares de sangue ou de medula óssea, àqueles registrados nos hemocentros e bancos de sangues dos hospitais do Estado, sejam eles públicos ou privados.

Segundo Celso Gonçalves, para ser beneficiário desta lei, o doador deverá apresentar na compra do ingresso, a carteirinha ou documento válido emitido pelo Hemocentro, com comprovação de doação de medula óssea ou sangue nos últimos 6 meses,  sendo de no máximo 90 (noventa) dias para homens e de 120 (cento e vinte) dias para mulheres.

De acordo com o vereador, o prazo estabelecido é para respeitar o intervalo mínimo recomendado pelo Ministério da Saúde, de 4 doações de sangue por ano para os homens, 3 doações de sangue por ano para mulheres e, até 2 doações de medula óssea por ano.

É indispensável os estabelecimentos exibidores de espetáculos teatrais, musicais, circenses, desportivos, de artes plásticas e artísticos em geral, a afixarem pela placa informativa, em espaços de grande visibilidade, próximo ao local de venda de ingressos, com a seguinte mensagem:

“Todo o doador regular de sangue ou medula óssea de São José de Piranhas, mediante a apresentação da carteira de identidade e o comprovante do hemocentro ou bancos de sangue dos hospitais do Estado, pagará 50% do valor em estabelecimentos exibidores de espetáculos teatrais, musicais, circenses, desportivos, de artes plásticas e artísticos em geral, independente de preço ou promoção”, destacou Celso Gonçalves.

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta