Cidades

Câncer é a principal causa de morte em cidades do Sertão; em Serra Grande é responsável por 45% das mortes

Novembro Azul alerta para prevenção do câncer de próstata. (Foto: Arquivo/Farma Conde).

Um 15 cidades da Paraíba o câncer já é a principal causa de morte, de acordo com o Observatório de Oncologia, com base no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) de 2015. No município de Serra Grande, no Sertão paraibano, o câncer é a causa de 45% das mortes registradas.

- PUBLICIDADE -

Os municípios em que o câncer já é a principal causa de morte na Paraíba são Poço de José de Moura (31% das mortes por câncer), Marizópolis (19%), Vieirópolis (28%), São Francisco (29%), São Sebastião do Umbuzeiro (33%), São José de Espinharas (33%), Mato Grosso (33%), Nova Palmeira (22%), Serra Grande (45%), Sossego (25%), Carrapateira (31%), Lastro (23%), Areia de Baraúnas (43%), Coremas (23%), São João do Cariri (28%).

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a doença avança a cada ano e, com a manutenção dessa trajetória, em pouco mais de uma década as neoplasias serão as responsáveis pela maioria dos óbitos no Brasil.

“O aumento da mortalidade pela doença aqui está relacionado, também, às dificuldades enfrentadas pelo paciente para o diagnóstico e para o acesso ao tratamento. Diversos tipos de câncer são preveníveis e outros têm seu risco de morte significativamente reduzido quando diagnosticado precocemente. Nosso objetivo é alertar e engajar os múltiplos atores a somarem esforços no combate ao câncer”, destacou a coordenadora do movimento e presidente e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), Merula Steagall.

G1

Deixe uma resposta