CidadesDestaque 2

Engenheiro Ávidos e Lagoa do Arroz saem da situação crítica para observação com chuvas de janeiro e fevereiro

- PUBLICIDADE -

O açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão de Piranhas), a situação do manancial ainda é de observação nestes últimos meses. As informações são da AESA (Agência Estadual de Gestão das Águas) do Estado da Paraíba.

Segundo a Aesa, o Boqueirão possui atualmente 14,42 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a cerca de 5,65% da sua capacidade total que é de 255 milhões de m³, dados deste domingo dia 11 de Março de 2018.

Já a barragem de Lagoa do Arroz também se encontra em observação, com pouco mais de 7 milhões de metros cúbicos, a barragem está com 8,80% da sua capacidade total que é de pouco mais de 80 milhões de m³.

Por ano Cajazeiras ganha em torno de 7 milhões de metros cúbicos de água, sendo que o mesmo volume é consumido pelo fenômeno da evaporação, o que significa que os dois mananciais garantem o abastecimento da cidade por quase um ano.

Gráfico

 Saiba mais

A barragem Engenheiro Ávidos, do Açude Piranhas, está localizada no município de Cajazeiras, estado da Paraíba.  Barra o rio Piranhas, sistema de mesmo nome, sendo a mais importante bacia hidrográfica da região e cobrindo uma área de 1.124 km2.  Tem como finalidades a irrigação de 5.000 ha de terras a jusante da barragem, o controle das cheias do rio Piranhas e a piscicultura.

Por Ismênia Salviano
Radar Sertanejo

Deixe uma resposta