CulturaDestaque 1

Professor e escritor lança livro em Cajazeiras e Bonito de Santa Fé

Professor Giovanny de Sousa Lima e seu ‘Grãos de Mostarda’.

Nesta sexta-feira (9), a partir das 16h, o professor Giovanny de Sousa Lima, mestre em Educação, vai lançar em sua terra-natal, Bonito de Santa Fé, no Sertão paraibano, seu primeiro livro: “Grãos de Mostarda”. A obra reúne uma seleção de poesias de Giovanny escritas nas três últimas décadas que abordam aspectos da realidade brasileira, nordestina e, especialmente, sertaneja com olhares filosófico, sociológico, político e pedagógico.

- PUBLICIDADE -

O lançamento será na Câmara Municipal de Bonito de Santa Fé, com as presenças das principais autoridades da cidade, além de amigos, familiares e convidados do autor.

Editado pela Amazon e impresso em São Bernardino, Califórnia (EUA), o livro “Grãos de Mostarda” também está disponível no formato eletrônico (e-Book Kindle).

“Este trabalho é corporificado por temáticas pluralistas, enfatizadoras de aspectos do universo e do nosso Sertão. Agrega, ainda, temas relativos à educação, direitos humanos, paz, meio ambiente, movimentos sociais, memórias, família, amor, fé em Deus, enfim, valores fundamentais para um bom convívio social. É meu primeiro trabalho literário, contextualizado a partir de minhas vivências e experiências enquanto cidadão, educador, militante político e sertanejo”, disse o autor.

Além de “Grãos de Mostarda”, o autor também vai apresentar aos seus conterrâneos outro livro de sua autoria, mas que, diferente daquele, este é resultado de pesquisa científica no campo pedagógico. Trata-se de “Cultura de paz no contexto escolar: uma abordagem político pedagógica”, que, segundo o próprio autor, “é muito mais do que uma reflexão sobre as diversas violências que gravitam em torno da escola. Eu tive o devido cuidado de apontar quais são as alternativas, os recursos, as operações metodológicas fundamentais para o enfrentamento das violências que ocorrem no espaço escolar”.

Em Cajazeiras

Apesar de ter nascido em Bonito de Santa Fé, Giovanny também considera Cajazeiras sua terra-natal porque veio para cá ainda criança e aqui cresceu e se educou. Por isso, a ‘Terra do Padre Rolim’ também está na sua agenda de lançamentos. Será entre os dias 10 e 20 de junho.

Sobre o autor

Giovanny de Sousa Lima nasceu em Bonito de Santa Fé no dia 30 de junho de 1958. É mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); especialista em Educação em Direitos Humanos e para os Direitos Humanos, também pela UFPB; psicólogo educacional; pedagogo; professor do ensino médio e do ensino superior em instituições da rede privada de João Pessoa nas últimas três décadas; e ex-professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Antes de lançar “Grãos de Mostarda”, Giovanny publicou trabalhos em inúmeras antologias, tanto em verso quanto em prosa. Inclusive, foi um dos ganhadores do “Concurso Nacional Novos Poetas – Poetize 2012”, organizado pela Vivara Editora, que publicou cinco mil exemplares com os melhores poemas daquela edição, incluindo “Morada da Poesia”, escrito pelo autor.

Diário do Sertão

Deixe uma resposta