CuriosidadesDestaque 1

SOUSA: Vale dos Dinossauros expõe um dos ossos mais antigos do Brasil

Fóssil de tiranossauridae foi encontrado em Sousa, na Paraíba (Foto: Aline Ghilardi/Arquivo Pessoal)

O osso do dinossauro “Sousatitan” que foi encontrado em Sousa, no Sertão paraibano, no ano de 2014 voltou a cidade depois de passar por estudos e agora está em exposição disponível para visita do público no Museu do Vale dos Dinossauros. Segundo os paleontólogos que descobriram o fóssil, esse dinossauro é de uma espécie inédita no Nordeste.

- PUBLICIDADE -

Segundo a gerente do Vale dos Dinossauros, Alessandra Mariz, o fóssil já estava em Sousa desde 2016, mas ainda não havia sido catalogado. Ele começou a ser exposto ao público na manhã desta sexta-feira (19).

O fóssil do dinossauro da família titanossautidae foi descoberto por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O estudo que resultou na descoberta começou depois que um fóssil, que seria uma fíbula – osso da perna do animal – foi encontrado na zona rural do município.

Ainda de acordo com o grupo de pesquisa, a estimativa é de que o titanossauro tenha habitado a região há cerca de 130 milhões de anos e tenha vivido na região fluvial do Rio Piranhas. Segundo o grupo de pesquisa, o fóssil é um dos mais antigos já encontrados no Brasil.

Conforme a professora doutora Alcina Barreto, da UFPE, o fóssil foi encontrado por um morador da cidade em 2014, próximo a lagoa de uma fazenda, na zona rural de Sousa. Essa foi a primeira vez que fóssil dessa família de dinossauros é encontrado no Nordeste.

“O morador compartilhou as imagens em redes sociais e tomamos conhecimento. Com a ajuda da secretaria de turismo da cidade, nós recebemos o material, fizemos a retirada da rocha e iniciamos o estudo”, disse Alcina. Outros fósseis dessa família já foram encontrados no interior de São Paulo, segundo a pesquisadora.

Além de professora Alcina Barreto, o grupo de pesquisa é liderado pela professora da UFPE, Aline Ghilardi, que foi primeira autora do trabalho, e também o professor da Universidade de São Paulo, Tito Aureliano.

Horários de visita

O museu Vale dos Dinossauros funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h (horário local). A entrada é gratuita e o visitante conta com um passeio guiado por monitores, onde podem ver outros fósseis e também uma trilha de pegadas de dinossauro.

.
G1 PB

Deixe uma resposta