Destaque 2Paraíba

Conselho da Sudene acolhe recurso da Paraíba e inclui 24 municípios na zona do semiárido

O Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) acolheu recurso do Estado da Paraíba e aprovou a inclusão de 24 municípios na zona do semiárido da região da Sudene, durante reunião que aconteceu na Sede do BNB, em Fortaleza, nesta quinta-feira (23), presidida pelo ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. A Paraíba foi representada pela vice-governadora Lígia Feliciano, que esteve acompanhada pelo secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, e pelo gerente executivo da Sedap, Demilson Lemos.

- PUBLICIDADE -

“A reunião foi muito produtiva para nossa Paraíba porque, depois de muita luta, conseguimos ampliar de 6 para 24 o número de municípios que agora fazem parte da lista das cidades do semiárido. Essas cidades vão receber ações específicas da Sudene, para promover o desenvolvimento econômico e políticas públicas diferenciadas para os moradores”, comemorou a vice-governadora Ligia Feliciano.

O secretário Rômulo Montenegro, por sua vez, considerou uma conquista fundamental do Governo da Paraíba a inclusão de mais 18 municípios na zona do semiárido. “A via escolhida pelo Estado foi essencial pra que chegássemos a esse desiderato, porque em outros momentos não tinha havido proatividade por parte do Estado. Agora o Estado assumiu essa responsabilidade, levou para as instâncias próprias a reivindicação da inclusão de 24 municípios paraibanos e logrou êxito nesse seu objetivo”, ressaltou.

Rômulo Montenegro explicou que a integração dos 24 municípios na zona do semiárido vai contribuir muito com a qualidade de vida das pessoas, principalmente por causa das políticas públicas que são direcionadas para os municípios que estão sob abrangência do semiárido. “Começando pelos agricultores, que terão uma política de financiamento agrícola diferenciada com juros mais tolerantes, com prazos mais dilatados e passa por uma política de FNE também extremamente mais tolerante diante do quadro de escassez chuvosa e o reconhecimento da zona do semiárido. Além disso, as políticas sociais que são direcionadas a partir do reconhecimento daquele município como sendo do semiárido são extremamente benevolentes, diante exatamente da vulnerabilidade que a população passa diante da escassez de chuva”, explicou.

MUNICÍPIOS PARAIBANOS QUE SERÃO BENEFICIADOS PELA SUDENE

  1. Alagoa Grande
  2. Alagoa Nova
  3. Alagoinha
  4. Araçagi
  5. Areia
  6. Belém
  7. Borborema
  8. Cuitegi
  9. Duas Estradas
  10. Guarabira
  11. Gurinhem
  12. Juarez Távora
  13. Lagoa de Dentro
  14. Matinhas
  15. Mulungu
  16. Pilões
  17. Pilõezinho
  18. Pirpirituba
  19. São José dos Ramos
  20. Serra da Raiz
  21. Serra Redonda
  22. Serraria
  23. Sertãozinho
  24. Caldas Brandão

Deixe uma resposta