BrasilDestaque 2

SETEMBRO AMARELO: Uma pessoa comete suicídio a cada 45 minutos no Brasil, alerta ABP

O vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Alfredo Minervino, considerou, neste sábado (16), que a tentativa de suicídio é um problema de saúde pública.

- PUBLICIDADE -

O alerta foi feito pelo psiquiatra durante o I Simpósio Sobre Emergências Psiquiátricas do Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma) realizado pelo Pronto Pronto Atendimento de Saúde Mental (PASM) em alusão à campanha Setembro Amarelo.

Durante acordo com Minervino, no mundo, a cada quatro segundos uma pessoa tenta suicídio. Já no Brasil, há uma morte por suicídio a cada 45 minutos.

Ele ressalta que os serviços de emergência psiquiátrica podem tratar e proteger as pessoas que possam oferecer riscos a si, as suas famílias e à sociedade de modo geral e assim evitar muitas mortes.

“Podemos salvar vidas. Em torno de 95% dos suicídios podem ser evitados com o tratamento eficaz”, frisa Alfredo Minervino.

Fatores de risco – Na palestra do psiquiatra do PASM, Ricardo Henrique Araújo, sobre epidemiologia e fatores de risco do suicídio, ele citou que as mulheres tentam três vezes mais suicídio que os homens, mas os homens cometem três vezes mais suicídio. “Podemos citar como fatores de risco doença mental, desespero, traumas de infância, doenças clínicas e conflitos de identidade sexual, por exemplo”.

Os psiquiatras Arlindo Félix e Emanuelle Lopes falaram sobre a abordagem ao paciente com intencionalidade suicida. “O acolhimento é tão ou mais importante do que a medicação. Trabalhamos o pensamento do paciente para tirá-lo da situação de risco”, afirma Arlindo Félix.

Emanuelle Lopes reforça a importância do diálogo com o paciente para descobrir o nível de risco. “Às vezes, o paciente não demonstra ter ideação suicida, e é preciso o profissional ficar atento, principalmente nos serviços de saúde que não têm a especialidade psiquiátrica”.

Também houve um debate sobre a situação das emergências psiquiátricas no Nordeste, com a participação do presidente da Associação Paraibana de Psiquiatria (APP), José Brasileiro Dourado, e dos psiquiatras do PASM, Rivando Rodrigues e Roberto dos Santos.

Sala multiprofissional – O PASM inaugurou uma sala multiprofissional para atender os familiares dos pacientes e para que os profissionais possam se reunir para discutir casos. A sala recebeu o nome do professor Doutor Humberto Vicente de Araújo, para homenagear o profissional que é referência na psiquiatria.

 

MaisPB

Deixe uma resposta