Destaque 2Paraíba

Quase 500 mil ainda não fizeram cadastramento biométrico na PB

Mais de 47% do eleitorado paraibano ainda não fez o cadastramento biométrico. Significa que 485.521 dos 1.030.201 eleitores que devem se cadastrar precisam correr aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral instalados em 102 municípios, já que a biometria será obrigatória nas eleições de 2018.

- PUBLICIDADE -

As eleições do ano que vem, nas quais serão escolhidos o presidente da República, deputados e senadores, terá o sistema de votação liberado a partir do reconhecimento da impressão digital de cada eleitor. Quem não comparecer para o cadastramento terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar.
Todos os eleitores, incluindo os de voto facultativo,como aqueles com idade entre 16 e 18 anos e os com mais de 70 anos, são obrigados a cadastrar seus dados biométricos. Quem não fizer isso e tiver o título de eleitor cancelado, além de não poder votar no próximo pleito, em 2018, ficará com pendências com a Justiça Eleitoral que dificultam ações como, por exemplo, a retirada de passaporte, admissão em empresas, recebimento de benefícios do governo, tomar posse em concurso público, dentre outras restrições.
Para fazer o recadastramento e coleta dos dados biométricos é necessário apresentar um documento oficial com foto, comprovante de residência dos últimos três meses e o título de eleitor, se houver.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) inaugura, nesta segunda-feira (24), dois novos postos de atendimento para o cadastramento biométrico, nas cidades de Santa Inês (41ª zona) e Riachão (20ª zona).

Os eleitores do município de Santa Inês terão até o dia 22 de setembro deste ano para se dirigir até o posto de sua cidade, e os do município de Riachão terão até o dia 25 de agosto. Quem não realizar o procedimento neste período corre o risco de perder o título de eleitor e benefícios sociais, como o Bolsa Família e aposentadoria.

 

Portal Correio

Deixe uma resposta