CidadesDestaque 2

Agricultor de Sousa tem a maior produção de arroz vermelho do estado

Paulo Sérgio tem 25 hectares de plantação do produto na comunidade Abreu, nas margens do Rio do Peixe.

Um agricultor da zona rural de Sousa, no Sertão paraibano, se tornou o maior produtor de arroz vermelho da Paraíba em 2017 após colher cerca de 250 toneladas do produto até o mês de julho deste ano. De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater), o número representa o dobro da safra de 2016.

- PUBLICIDADE -

A plantação de Paulo Sérgio fica na comunidade Abreu, às margens do Rio do Peixe, local que facilita a irrigação em período de chuvas irregulares. “Eu comecei a plantar, fiz a primeira baixa de arroz e deu certo. Plantei a segunda e fui fazendo por etapa. Plantei 25 hectares, mas somando a família, são 50 hectares”, comenta o agricultor.

De acordo com o técnico José Marques, da Emater, a produção na propriedade ainda pode aumentar. “Ele recebe as águas da época do inverno, com a precipitação que cai, e com a irregularidade das chuvas, ele aproveita a água do rio, coloca as bombas e faz a irrigação. Ele está ‘tirando’ em torno de 5 mil quilos por hectare. Com um trabalho feito dentro do controle normal de irrigação, pode tirar até 7 mil, porque ele tem um solo de qualidade”, explica.

Para 2018, a meta do agricultor é dobrar a produção, com investimento em máquinas agrícolas. “A gente trabalhava plantando e batendo o arroz em um tambor. Hoje compramos uma máquina com uma boa produção e com isso, podemos atingir mais 100% nessa área ano que vem”, diz Paulo Sérgio.

 

G1 PB

Deixe uma resposta