Paraíba

Caminhada à luz de velas em Boa Vista encerra caravana pela retomada das obras da transposição

Caminhada com velas saiu do distrito de Boa Vista até a ponte sobre o canal, próxima ao canteiro de obras.

O primeiro dia de jornada da caravana em prol da retomada das obras do Eixo Norte da Transposição do São Francisco, nesta segunda-feira (19), encerrou com uma caminhada à luz de velas, no distrito de Boa Vista município de São José de Piranhas, no Alto Sertão da Paraíba. A procissão das velas foi promovida pela Arquidiocese de Cajazeiras junto com políticos, lideranças locais e a população da região. Com velas acesas nas mãos, os participantes entoaram o grito “queremos água”, até um palco montado próximo ao canal da transposição.

- PUBLICIDADE -
Palco onde autoridades políticas e religiosas clamaram pela retomada das obras.

Participaram também das visitas e da Procissão das Velas os deputados paraibanos Jeová campos, Guilherme Almeida, Trocolli Júnior, Janduhy Carneiro, Galego Souza e Nabor Wanderley. Também o prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes, o vice Júnior Brasileiro, vice-prefeito de Cajazeiras Marcos do Riacho do Meio, vereadores, o bispo diocesano Dom Francisco de Sales, padres, além de bispos do Rio Grande do Norte. Além dos deputados estaduais Hermano Morais e Fernando Mineiro, do Rio Grande do Norte, e da senadora potiguar Fátima Bezerra. Também marcaram presença na caravana representantes das três lojas maçônicas de Cajazeiras, com faixa pedindo a retomada das obras da transposição no eixo norte. Os integrantes da caravana assinaram uma carta, que será encaminhada ao Ministério da Integração e ao STF.

Representantes do Sindicato Rural de São José de Piranhas e o padre Djacy com a cruz de latas participando da caravana.

Durante o dia uma comissão composta por deputados, senadores, líderes religiosos e membros da imprensa dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco percorreram pontos das obras paralisadas na Meta 1 do Eixo Norte, entre os municípios de Terra Nova (PE) e Jati (CE), um trecho de aproximadamente 50 quilômetros de extensão. Esse trecho está sob suspensão judicial.

Depois de concluído o canal se unirá à estrutura até Mauriti (CE) que interligará as barragens de Morros e Boa Vista (São José de Piranhas) e Caiçara (Cajazeiras), de onde as águas deverão seguir para o açude Engenheiro Ávidos e dará prosseguimento até o Rio Grande do Norte.

A Caravana das Águas ou Caravana do Eixo Norte segue em visitação nesta terça-feira no Rio Grande do Norte.

Veja mais fotos na galeria abaixo

Radar Sertanejo

Deixe uma resposta